Putin anuncia que 30 países estão prontos para se juntar ao BRICS
A Rússia assumiu a presidência do BRICS nesta segunda-feira, 1º de janeiro de 2024. Em seu discurso publicado no site do Kremlin, o presidente russo Vladimir Putin enfatizou que a associação está atraindo mais pessoas com ideias semelhantes.
"Levaremos em conta a disposição de muitos outros países, e há cerca de três dúzias deles, de se conectar de uma forma ou de outra ao BRICS, à sua agenda multifacetada. Para esse fim, trabalharemos ativamente nas modalidades de uma nova categoria de estados parceiros do BRICS", afirmou.
O lema da presidência russa do BRICS em 2024 é "Fortalecimento do multilateralismo para o desenvolvimento e a segurança globais equitativos". Vladimir Putin delineou as prioridades da presidência da Rússia na associação.
"Entre as prioridades está a promoção da cooperação em ciência, alta tecnologia, saúde, ecologia, bem como em cultura, esportes, intercâmbio de jovens e sociedade civil", disse o chefe de Estado russo.
"Contribuiremos para a implementação prática da Estratégia de Parceria Econômica do BRICS até 2025 e do Plano de Ação para Cooperação Inovadora para 2021-2024, garantindo a segurança energética e alimentar, reforçando o papel do BRICS no sistema monetário e financeiro internacional, desenvolvendo a cooperação interbancária e expandindo o uso de moedas nacionais no comércio mútuo", complementou ele.
Putin também enfatizou que mais de 200 eventos estão planejados no âmbito da presidência russa do BRICS e convidou representantes de todos os países interessados na cooperação com o BRICS a participar da cúpula do BRICS a ser realizada em Kazan em outubro de 2024.
Após a XV Cúpula do BRICS, seis países — Argentina, Egito, Etiópia, Egito, Irã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Emirados Árabes Unidos — foram convidados a participar do BRICS.
A partir de 1º de janeiro de 2024, Etiópia, Irã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Egito tornaram-se membros plenos da associação.
O presidente da Argentina, Javier Milei, por sua vez, notificou oficialmente os membros do BRICS de que seu país não participará da aliança.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA.
Comments