top of page
banner niteroi NQS arte-3 parque 780x90px 04 07 25.jpg

Quaest: 82% acreditam que emendas parlamentares são alvo de corrupção


(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (15) pelo instituto Quaest revela que a maioria esmagadora da população brasileira desaprova que deputados e senadores tenham R$ 50 bilhões em emendas parlamentares ao Orçamento. Segundo o levantamento, 82% das pessoas acreditam que os recursos são desviados ou se tornam alvo de corrupção antes de chegarem aos municípios. Apenas 9% disseram acreditar que o dinheiro chega de fato às cidades apontadas nas emendas.


As emendas parlamentares são recursos do Orçamento da União cuja destinação é definida por deputados e senadores. Neste ano, o valor total sob controle do Congresso chega a R$ 50 bilhões. A pesquisa mostra que 72% dos entrevistados disseram não saber da existência dessas emendas.


Além da desinformação, os dados apontam rejeição à prática: 46% das pessoas consideram que deputados e senadores não deveriam ter direito a indicar emendas. Para esse grupo, a prática atrapalha o planejamento do governo federal. Já 38% defendem o modelo atual, enquanto 9% não sabem responder sobre o assunto


Congresso Nacional

Ainda na pesquisa, 51% dos brasileiros desaprovam o trabalho do Congresso Nacional. Outra fatia, de 42%, aprova o desempenho da Câmara e do Senado, enquanto outros 7% não souberam ou não quiseram responder.


O levantamento ouviu 2.004 pessoas em 120 municípios, entre os dias 10 e 14 de julho e tem margem de erro de dois pontos percentuais. A pesquisa foi contratado pela Genial Investimentos.




banner niteroi NQS arte-3 parque 300x250px 04 07 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page