Rio+30 Cidades tem primeira reunião aberta ao público

A cidade do Rio de Janeiro dá mais um passo para a realização da Conferência Internacional das Cidades para o Desenvolvimento Sustentável - a 'Rio+30 Cidades', no segundo semestre de 2022. No próximo dia 5 de outubro (terça-feira), a partir das 10h, acontece a primeira reunião dos organizadores do evento. Um dos objetivos da 'Rio+30 Cidades' é promover a agenda urbana de mitigação às mudanças climáticas, resiliência e desenvolvimento sustentável e equitativo.

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Até dezembro a sociedade civil — incluindo setor privado, organizações ambientalistas e de desenvolvimento urbano, academia e entidades internacionais — está convidada a opinar sobre o modelo da conferência, dando contribuições para moldar a declaração (Carta do Rio) que será apresentada na conclusão do encontro.


A Rio+30, parceria da Prefeitura do Rio com Fundação Konrad Adenauer (KAS) e Columbia Global Centers marca as três décadas após a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também conhecida como Eco-92. As inscrições podem ser feitas pelo bit.ly/RioAgenda2030.


"A parceria com a KAS e a Columbia Global Center marca um início promissor da nossa conferência Rio+30 Cidades. Num momento em que as cidades assumem cada vez mais protagonismo em temas de ação climática, envolver as organizações internacionais neste debate desde o princípio demonstra a determinação do Rio em construir um evento inclusivo, relevante e global, diz o secretário municipal de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero.


Na avaliação do secretário Eduardo Cavaliere, gestor da pasta municipal de Meio Ambiente e Coordenador Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras - CB27, a capital fluminense tem atributos únicos que a fazem líder natural global na agenda do combate às emergências climáticas.


"O Rio voltou a liderar as discussões globais sobre sustentabilidade. Voltamos a ter o olhar atento do prefeito Eduardo Paes nas ações de combate a crimes ambientais e na expansão da agenda da agroecologia e do reflorestamento".


Diretor dos Centros Globais da Columbia-Rio de Janeiro, representação da Universidade Columbia no Brasil, Thomas Trebat faz uma convocação coletiva:


"É com grande prazer que O Columbia Global Centers | Rio de Janeiro colabora com essa construção coletiva, que visa à mitigação de mudanças climáticas e ao desenvolvimento mais sustentável e equitativo nas cidades, sobretudo no Rio de Janeiro".


A diretora da KAS no Brasil, Anja Czymmeck, comemora as parcerias e endossa o caráter plural dos encontros.


"A série de debates 'Rio de Janeiro na Agenda 2030', como parte da construção da Conferência Rio+30 Cidades, é mais um passo para possamos estabelecer entre sociedade civil, setor público e privado ações que visam o melhoramento urbano e que refletem diretamente em setores econômicos".


Alguns temas que serão abordados nas próximas reuniões:


Compromissos climáticos e governos locais - ODS 13, 14 e 15;

Sistemas Alimentares - ODS 1, 2, 3, 6 e 7

Empregabilidade e Economia Verde - ODS 7, 8, 9 e 12;

Resiliência Urbana e Justiça Climática - ODS 10, 16 e 11;

Educação e Juventude - ODS 4 e 5;

Seminário final de apresentação dos resultados - ODS 17.


Programação


10h - 10h07

Abertura Moderador: Thomas Trebat, Diretor da Columbia Global Centers, Rio de Janeiro

10h07 - 10h12

Anja Czymmeck - diretora KAS

10h12 - 10h19

Eduardo Cavaliere, secretário de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro

10h19 - 10h26

Marcelo Calero, secretário de Governo e Integridade Pública da Cidade do Rio de Janeiro

10h26 - 10h31

Georgia Pessoa, diretora do Instituto Humanize

10h31 - 10h37

José Mattos, coordenador GT de meio ambiente do Instituto Ethos

10h37 - 10h44

Prof. Emilio Lebre La Rovere - Centro Clima da COPPE/UFRJ

10h44 - 11h

Abertura para Perguntas e Respostas; Encerramento


Serviço


Data: 05 de outubro de 2021

Horário: 10h às 11h

Link para inscrição:

https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_EDf66j-XTRWVLekZc_0mzw

300X350px_Negra.gif
1/3