top of page

São Gonçalo vai ganhar uma Academia de Cordel

Neste sábado, 8 de julho, será realizada a sessão de instalação da Academia Gonçalense de Literatura de Cordel, idealizada pelos escritores cordelistas Zé Salvador e Ezequiel Alcântara. A instituição visa à manutenção e à divulgação do gênero textual e da literatura popular a partir da cidade. O evento acontece na Arte Galeria Box 212, a partir das 15h. A entrada é franca e a classificação etária, livre.

O cordelista Zé Salvador / Divulgação

Conhecidos pela luta pela preservação e valorização do cordel na cidade de São Gonçalo, Zé Salvador e Ezequiel Alcântara foram personagens centrais no processo que instituiu, através de lei municipal, que o dia 08 de julho passou, a partir de 2022, a ser o DIA MUNICIPAL DO CORDEL. A data relembra o nascimento de Moraes Moreira, artista reconhecido pela divulgação da cultura popular nordestina pelo país.


"O cordel é algo que valorizo muito, principalmente quando ele está dentro do tripé métrica, rima e oração. Uma lei municipal; agora, temos uma Academia. É mais uma vitória. Cordel é arte, cordel é cultura!", diz Zé Salvador.

Ezequiel Alcântara / Divulgação

A cerimônia de instalação da Academia Gonçalense de Literatura de Cordel contará com a posse solene dos membros fundadores. Os idealizadores Zé Salvador e Ezequiel Alcântara receberão os patronos de cadeiras Alba Helena Corrêa, João Batista Melo e Oton São Paio. Normalmente, nas academias de letras, os patronos já são falecidos.


"Existem duas novidades que a AGLC introduzem no rol das academias: patronos vivos e cadeiras para instituições. Essa inovação atende a necessidade de adequar os ritos à sociedade atual", aponta o pesquisador de memória literária Jordão Pablo de Pão, que também tomará posse como fundador efetivo.


Três instituições ingressarão nos quadros da Academia com uma dinâmica diferenciada: representando-as, os presidentes em exercício ocuparão as cadeiras, atribuindo imortalidade ao cargo, e não aos indivíduos. Serão empossados: pela AGLAC, Décio Machado; pela UBT-SG, Renato Cardoso; e, pela Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Almir Gusmão. Fechando o quadro de acadêmicos que tomarão posse, Érick Bernardes integrará o grupo dos membros pesquisadores, que contará com até dez personalidades.


Serviço


Instalação da Academia Gonçalense de Literatura de Cordel

Data: 8/7/2023 (sábado)

Horário de início: 15h

Duração: 120 minutos

Local: Arte Galeria Box 212 - Avenida 18 do Forte, 307. Centro de São Gonçalo, RJ.

Classificação Etária: Livre

Entrada Franca


コメント


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page