Segurança de Niterói vira joguete político de Castro
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Segurança de Niterói vira joguete político de Castro

Atualizado: 3 de set. de 2021


Os tons laranja,do padrão da prefeitura, serão substituídos pelo azul, que remetem às cores do estado


O governo do estado rompeu o convênio do Niterói Presente, programa integralmente custeado pela prefeitura de Niterói desde 2013 e que levou a cidade a registrar os menores índices de violência na Região Metropolitana do Rio de janeiro. Para o deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), a decisão do governador Cláudio Castro, que pretende permanecer no Palácio Guanabara após as eleiçes de 2022, transforma a segurança pública da cidade em joguete político eleitoral.

Castro, segundo Waldeck, teme a capitalização política do programa pelo ex-prefeito de Niterói, Rodrido Neves, pré-candidato do PDT ao governo do estado e responsável pela implantação do Niterói Presente na cidade. Em pesquisa do Instiuto Gerp na segunda quinzena do mês passado, divulgada pelo TODA PALAVRA, Rodrigo aparece à frente de Castro - e atrás apenas do deputado federal Marcelo Freixo (PSB) - em levantamento feito exclusivamente com nomes de pré-candidatos já declarados.

Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira, Waldeck disse que a atitudo do governador é "inaceitável", pois tenta desconstruir um programa reconhecidamente bem-sucedido, fazendo da segurança pública em Niterói. Em nota divulgada nesta quinta-feira, a prefeitura de Niterói afirma que "a proteção da população é uma prioridade e, portanto, direcionará os recursos antes aplicados no Niterói Presente em outras ações do Pacto Niterói contra a Violência, um conjunto de iniciativas que envolve não apenas o policiamento, mas também a prevenção à criminalidade".



O governo do estado, através da sua assessoria de imprensa, afirmou que será anunciado uma novo programa que manterá o efetivo atual do Niterói Presente, que corresponde a 20% do número total de policiais que fazem o patrulhamento na cidade. O novo programa deve se chamnar Segurança Presente Niterói, cuja coordenação será transferida da área de Segurança da prefeitura de Niterói para o comando do 12º BPM, onde já se encontram as novas viaturas, entre carros, vans e motocicletas, com cores e designer vinculados aos padrões do governo do estado, com predominância do azul, e não mais aos padrões da prefeitura, caracterizados pelos coletes laranja.


Veja, abaixo, a íntegra da nota oficial da prefeitura de Niterói:

"A Prefeitura de Niterói informa que, por decisão do governo do Estado, não poderá mais atuar na gestão do Programa Niterói Presente. Desde 2013, a Prefeitura de Niterói decidiu investir na proteção da população com a instalação do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), com o uso de câmeras inteligentes no monitoramento das ruas, além do reforço substancial no policiamento por meio do Niterói Presente e Proeis.

Há quatro anos, a cidade foi pioneira na criação do Programa Niterói Presente, com recursos integralmente municipais. Até hoje, 60% dos policiais que patrulham as ruas de Niterói estavam bancados pela Prefeitura por meio de parcerias como o Proeis.

O modelo de policiamento desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Niterói, inédito no País, fez com que Niterói alcançasse os menores índices de criminalidade dos últimos 20 anos em toda a Região Metropolitana.

Ao não assinar a continuidade da parceria com a Prefeitura de Niterói, o governo reconhece que é responsabilidade constitucional do Estado a segurança pública.

A Prefeitura de Niterói entende, entretanto, que a proteção da população é uma prioridade e, portanto, direcionará os recursos antes aplicados no Niterói Presente em outras ações do Pacto Niterói contra a Violência, um conjunto de iniciativas que envolve não apenas o policiamento, mas também a prevenção à criminalidade."

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page