top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Semana do Meio Ambiente em Niterói terá evento virtual


A Semana do Meio Ambiente em Niterói será um período de debates sobre as conquistas e desafios da cidade na área ambiental e climática. Uma série de atividades foram programadas pela prefeitura entre os dias 31 de maio e 6 de junho: palestras, mesas-redondas, exibição de documentários, distribuição de mudas, atividades esportivas, feira virtual de adoção de animais e o lançamento, no dia 1º de junho, do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas, vinculado à Secretaria do Clima, que atuará como órgão consultivo na implementação de ações de combate às emissões de carbono.

Recomposição da vegetação de restinga em Camboinhas / Prefeitura de Niterói

O tema central esse ano será a 'Recuperação de Áreas Degradadas'. O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), e em função da pandemia toda a programação será transmitida online pelas redes sociais da prefeitura.

O município vem se destacando por desenvolver programas de restauração ambiental em seus parques e praias. Também é o primeiro do país a criar uma Secretaria do Clima. Essas iniciativas serão amplamente debatidas entre diversos órgãos da prefeitura, representantes da sociedade civil, de organizações não governamentais e da iniciativa privada.


Menos 10 milhões de litros de esgoto nas lagoas


No evento de abertura da Semana do Meio Ambiente, no dia 31/5, será assinado um convênio entre a Secretaria de Meio Ambiente e a concessionária Águas de Niterói, que contempla a ligação gratuita de cerca de 500 residências que não estão conectadas à rede esgoto do município. Os moradores dessas casas, localizadas em áreas que têm influência no sistema lagunar de Niterói, são famílias beneficiárias do Cadastro Único e que se encontram em situação de vulnerabilidade social.


O trabalho será iniciado com a identificação das residências que não estão ligadas à rede. A partir daí, será implantada a ligação e as famílias contempladas não precisarão pagar pela obra de integração ao sistema. Os donos dessas residências também serão incluídos na tarifa social de água e esgoto.

Lagoas da Região Oceânica / Divulgação

A meta da Secretaria de Meio Ambiente é que, após a implantação da regularização de todas as ligações, 10 milhões de litros de esgoto deixem de ser despejados mensalmente nas lagoas de Piratininga e Itaipu.


Esta iniciativa será um braço social do programa Ligado na Rede, desenvolvido pela secretaria e a concessionária. Este ano, aproximadamente 800 vistorias já foram realizadas em residências na Região Oceânica de Niterói.


Coleta e reciclagem de guimbas


No dia 3 de junho, será instalado um coletor na área externa da Prefeitura de Niterói para que fumantes depositem as guimbas de cigarros. A ação marcará o início do programa inédito no município de coleta e reciclagem deste tipo de resíduo. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente e a Poiato Recicla, primeira usina de reciclagem de resíduos de cigarro do Brasil.


A meta da Secretaria de Meio Ambiente é instalar outros coletores nas praias, praças e parques de Niterói, como o Campo de São Bento, Parque da Cidade, Parque das Águas, entre outros. As bitucas de cigarro são recolhidas pela própria empresa e recicladas, evitando danos ao meio ambiente.


Localizada no interior de São Paulo, a Poiato atua em 78 cidades brasileiras. Possui 4 mil pontos de descarte e já recolheu e reciclou 75 milhões de guimbas de cigarro.


Confira a programação da Semana do Meio Ambiente 2021:


Dia 31 de maio (segunda-feira)


- 13h às 14:30h - Painel de abertura – Tema: Projetos, diretrizes e futuro: a importância da recuperação de áreas degradadas para o bioma


Prefeito Axel Grael; Rafael Robertson (secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade); Felipe Turon (Presidente da Águas de Niterói);

Leandro Portugal (Vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Niterói).


- 14:30 às 17h - Palestras


Apresentação do Inventário Faunístico do programa Enseada Limpa – Luize Ferraro, Diretora de projetos da Secretaria de Meio Ambiente Recursos Hídricos e

sustentabilidade.


Apresentação das iniciativas de Niterói para receber o certificado internacional de sustentabilidade Bandeira Azul na Praia do Sossego – Augusto Cesário,

nalista e licenciamento da SMARHS

Dia 1º de junho (terça-feira)


Lançamento do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas


Organizado pela Secretaria Municipal do Clima, o evento marca a criação da instância de caráter consultivo, que tem o objetivo de conscientizar e

mobilizar a sociedade niteroiense para discutir os problemas decorrentes das mudanças do clima e promover o desenvolvimento sustentável.

Inscrições e programação completa no site: http://forumdoclimaniteroi.com.br/


Dia 2 de junho (quarta-feira)


- 13h às 17h - Mesa redonda: Sustentabilidade Social


Mediação: Rafael Robertson (secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade)


Convidados: Dayse Monassa (secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos); Jennifer Lynn Bastiani (Secretária de Acessibilidade); Fabiana Barros (Diretora de Áreas Verdes da SMARHS); Valéria Braga (secretária do Escritório Geral de Projetos / EGP); Lélia Lomardo (engenheira ambiental da Clin)

- 15h às 16h - Palestras


Apresentação do projeto Restauração Ecológica e Inclusão Social – como Niterói está restaurando 203 hectares de restinga, mangue e Mata Atlântica – Allan

Cruz (subsecretário de Sustentabilidade)


Apresentação do programa EcoSocial – Anderson Pipico (secretário municipal de Participação Social)


- 16h às 17h30 - Mesa redonda: Sociedade civil e recuperação social


Mediação: Márcia Demézio (assessora de imprensa da SMARHS)


Convidados: representantes do Instituto Agroecológico de Niterói (IAN), dos projetos Aruanã e Vou de Canoa e da cervejaria Masterpiece.


3 de junho (quinta-feira) e 4 de junho (sexta-feira)


Lançamento de programas e projetos da SMARHS


4 de junho (sexta-feira)


Mini Documentário - A ponte de pedra e caminhos de pé de moleque - Vídeo sobre a descoberta e recuperação da ponte de pedra pelos voluntários do Parnit.


5 de junho (sábado)


Distribuição de mudas em diversos pontos da cidade


Evento no Parque das Águas:


9h às 9h20 - Abertura do evento com a coordenadora do parque, Marilene Oliveira, secretário de Meio Ambiente, Rafael Robertson, e a equipe de RSA da MP

Construtora


9h20 às 10h - Palestra com a bióloga Heloisa Osanai sobre “Restauração de Ecossistemas”


10h às 10h30 – Atividade prática de Educação Ambiental com o objetivo de revitalizar o jardim sensorial


10h30 às 11h –palestra da Comissão de Terceiro setor da OAB com o tema Sustentabilidade e Terceiro Setor: caminhos possíveis no contexto pós-pandêmico


11h – Coffee break


11h às 11h30 - Oficinas com o IBG sobre compostagem, mudas de suculentas e minhocário; exposição de animais taxidermizados, sabão ecológico, entrega de

mudas e brindes


11h30 às 12h – Encerramento do evento com palestra de Dircilene Gonçalves Nunes sobre agricultura orgânica


6 de junho (domingo)


10h - Feira virtual de adoção de cães e gatos


Mini Documentário - O plantio de 2.750 mudas de 25 espécies da Mata Atlântica, em área de 11 mil metros quadrados no Horto do Fonseca.


*Com informações da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comments


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page