top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Sistema detecta novas construções em áreas de risco de Niterói

O Sistema de Detecção de Novas Construções em Áreas de Risco e Proteção Ambiental (Detec) da Prefeitura de Niterói foi apresentado nesta quarta-feira (28/6), no I Fórum Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil, organizado pelo Centro de Operações Rio (COR). O evento acontece até domingo, 2 de julho, com atividades organizadas com foco na conscientização da população, tendo como objetivo principal a criação de uma cultura de prevenção dos cidadãos cariocas.

Divulgação / Prefeitura de Niterói

O secretário de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói, Walace Medeiros, apresentou o sistema e o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe do município.


“Com bases nas técnicas de geoprocessamento, sensoriamento remoto e gestão integrada, o Projeto Detec foi desenvolvido com o objetivo de identificar alterações de superfície nos limites do município, principalmente àquelas relacionadas ao avanço de edificações em áreas de risco à movimentos gravitacionais de massa e de proteção ambiental”.


Segundo o secretário, o sistema mapeia e processa 4 classes de superfícies: áreas urbanas, corpos d'água, floresta e gramíneas. Esse monitoramento contínuo da superfície do município é uma prática de extrema importância para tomada de decisão nas ações de fiscalização, que torna o direcionamento de equipes muito mais assertivo.


A Defesa Civil de Niterói atua com foco no planejamento e resiliência, onde o município se organiza para dar respostas rápidas e eficientes em situações de emergência e tem sido referência para outras cidades e estados do Brasil. Além disso, nos últimos anos, o município vem investindo em equipamentos de alta tecnologia que permite antecipar as estratégias frente aos eventos climáticos.


A última aquisição da Prefeitura de Niterói foi o novo radar meteorológico Banda X, que passou a operar em março, e possui cobertura com raio de 100 km que permitirá que a cidade e os municípios vizinhos, incluindo o Rio de Janeiro, que estão dentro da área de abrangência realizem o monitoramento meteorológico em tempo real. O equipamento é ultramoderno e será fundamental para o monitoramento das chuvas intensas que possam atingir áreas críticas do município.


O novo radar permite um fluxo maior de informações com mais recursos para poder fazer a interpretação dos eventos climáticos com a geração de estatísticas e dados que proporcionam um trabalho de forma mais estruturada e resiliente e impacta diretamente na segurança.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page