Soberana 02, vacina de Cuba caminha para a fase 3


(Reprodução)

Pré-qualificada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a vacina de Cuba contra a Covid-19 caminha para a fase 3 e deve gerar 100 milhões de doses quando aprovada pelas autoridades sanitárias. Representante da OMS na ilha, José Moya, declarou-se "otimista" com o avanço do imunizante Soberana 02, lembrando que Cuba tem mais de 30 anos produzindo suas próprias vacinas. A Ilha foi o primeiro candidato da América Latina e Caribe a colocar sua vacina em fase clínica.

“Os laboratórios [multinacionais] já reservaram quase toda a produção do ano e são principalmente os países mais ricos que a compraram, então essas vacinas cubanas serão necessárias”, disse o dirigente da OMS.

O Soberana 02 iniciou esta semana seu ensaio clínico expandido de fase II, que se estenderá a 900 pessoas entre 19 e 80 anos, segundo o jornal Granma, e já foi assinada uma parceria entre o Instituto Finlay Vacccine e o Instituto Pasteur do Irã para testes na fase 3.

O desenvolvimento da fase 3 do ensaio clínico Soberana 02 será feito em parte fora do país, devido à baixa prevalência de Covid-19 na população cubana.

O progresso da vacina cubana foi confirmado pelo diretor-geral do Instituto Finlay, Vicente Vérez Bencomo, citado pelo jornal argentino Página 12.

“A estratégia de Cuba para comercializar a vacina tem uma combinação de humanidade e impacto na saúde mundial. Não somos uma multinacional, onde o objetivo financeiro é a razão número um. Nosso objetivo é criar mais saúde”, disse Vérez.

Vérez destacou que a produção de cem milhões de doses atenderá as necessidades do país e também de outras nações interessadas, como Vietnã, Irã, Venezuela, Paquistão e Índia.

O Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia também trabalha em duas outras vacinas candidatas contra a Covid-19, batizadas de Mambisa e Abdala.

Cuba, com 11,2 milhões de habitantes, registrou 19.530 casos e 184 mortes pela Covid-19.

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle