top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

STF autoriza PF acessar e-mails em investigação sobre Pazuello


ree
Ministro da Saúde, general da ativa Eduardo Pazuello, na mira do STF (Foto: Agência Brasil)

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a Polícia Federal, nesta segunda-feira (15), a buscar novas informações sobre a eventual responsabilidade do ministro da Saúde, o general da ativa Eduardo Pazuello, no colapso do sistema de saúde de Manaus e também os gastos do ministério com cloroquina e hidroxicloroquina. O pedido foi feito pela Procuradoria-Geral da República no inquérito que investiga a atuação do ministro na crise na capital amazonense, que sofreu com a falta de oxigênio para pacientes internados, provocando uma alta de mais de 40% no número de mortos por Covid-19 no estado.

Entre outras medidas, Lewandowski autorizou que a Polícia Federal tenha acesso aos e-mails institucionais trocados pelo Ministério da Saúde com os governos estadual e municipal sobre o combate à pandemia no Amazonas. O ministro autorizou também que sejam ouvidos depoimentos de funcionários do ministério, do governo do Estado e da Prefeitura de Manaus que participaram de reuniões sobre a crise.

Lewandowski ainda validou a requisição de informações sobre o transporte de oxigênio para a cidade e autorizou a identificação e posterior depoimento de desenvolvedores do aplicativo TrateCOV, disponibilizado pelo Ministério da Saúde a médicos da capital amazonense. A plataforma recomendava o uso de cloroquina e ivermectina para pacientes com sintomas de náusea, diarreia e até ressaca. Nenhum dos dois medicamentos tem eficácia contra a Covid-19, de acordo com estudos já publicados.

No despacho, o ministro do Supremo afirmou que a PGR procura obter "melhor compreensão da dinâmica segundo a qual transcorreram os fatos, especialmente no tocante às comunicações entre os distintos órgãos da administração pública e às medidas adotadas para o combate à pandemia'.

"Afirma [a PGR], ainda, que quanto à distribuição de medicamentos e demais ações prioritárias do Ministério da Saúde, é preciso obter dados sobre gastos com a aquisição e distribuição dos medicamentos cloroquina e hidroxicloroquina. Aduz que se faz necessário reunir elementos acerca do aplicativo 'TrateCOV', disponibilizado pela supracitada pasta para auxiliar médicos no diagnóstico da doença causada pelo novo coronavírus", disse Lewandowski.

O inquérito, que apura como o Ministério da Saúde lidou com a falta de oxigênio hospitalar para atender pacientes internados com a Covid-19 em Manaus, foi aberto no dia 25 de janeiro e tem 60 dias para ser concluído.

A produção de cloroquina pelo laboratório do Exército e seu uso no tratamento precoce em pacientes infectados por Covid-19, mesmo sem ter sua eficácia comprovada contra a doença, foram sempre incentivados pelo presidente Jair Bolsonaro. As demissões dos ministros Luis Henrique Mandetta e Nelson Teich ocorreram após divergências com Bolsonaro sobre ampliação do uso de hidroxicloroquina no protocolo de combate ao coronavírus; Já Pazuello, acatou e alterou o protocolo da pasta.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page