top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

STF: Bolsonaro tem que acatar lista tríplice de reitores


ree
(STF)

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar nesta sexta-feira (9) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) sobre a aplicação da lista tríplice para a escolha de reitores e vice-reitores nas instituições de ensino federais. Dois dos ministros votaram para garantir que o presidente respeite as normas e seja obrigado a nomear o mais votado. Segundo a UNE, até o momento, já são 10 nomeações pelo presidente Jair Bolsonaro para a reitoria de universidades e instituições de ensino que não respeitaram os resultados das urnas.

Primeiro a votar, o ministro relator Edson Fachin afirmou que a indicação não pode atender a agendas políticas ou servir como mecanismo de fiscalização, que para isso existem outros recursos próprios. Fachin afirmou que a prerrogativa do presidente de nomear reitores e vice-reitores deve respeitar a autonomia das universidades. Seu voto foi para que se garanta que as nomeações sigam critérios previstos em lei, respeitando lista de candidatos fechada pelas instituições. De acordo com o ministro, o escolhido deve ser sempre o primeiro colocado na lista.

O ministro Ricardo Lewandowski acompanhou o voto do relator. A votação está sendo feita no plenário virtual da Corte, ferramenta digital que permite aos magistrados analisarem processos sem a necessidade de reunião física ou por videoconferência. Os demais ministros têm até 19 de outubro para enviar suas manifestações, mas a votação pode acabar antes se seis ministros forem favoráveis ou contrários ao questionamento.

A ADI 6565, impetrada pelo Partido Verde (PV) argumenta que a permissão de escolha pelo presidente da República de qualquer um dos três nomes presentes na lista é "flagrante violação ao instituto constitucional da autonomia universitária".

A ação invoca o princípio da administração pública e conclui que: "Completamente apartado de uma escolha técnica e dos princípios que norteiam a Administração Pública, as nomeações têm sido efetivadas como uma forma de estabelecer vigilância e controle das Universidades Federais, principalmente sobre as pesquisas acadêmicas, que recorrentemente têm dado destaque e visibilidade ao País face aos índices acadêmicos internacionais", ressalta a peça.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) complementa a peça e afirma que "ao utilizar-se de critérios não técnicos e meramente políticos para indicação dos candidatos menos votados entre aqueles que compõem as listas tríplices, o presidente denota clara intenção de cercear a autonomia universitária, a liberdade de cátedra, a pluralidade de ideias e a liberdade de expressão das comunidades acadêmicas, todos princípios constitucionais aplicados à educação".

Diversos parlamentares foram às redes sociais para pressionar o STF. A hashtag #ReitorEleitoReitorEmpossado chegou ao sexto lugar dos assuntos mais comentados do Twitter nesta sexta-feira (9).

Deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) defende o instituto democrático da lista tríplice.


Com Sputnik Brasil

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page