STF decreta prisão e tornozeleira em blogueiro bolsonarista
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

STF decreta prisão e tornozeleira em blogueiro bolsonarista


Blogueiro Oswaldo Eustáquio descumpriu determinação do STF e ainda voltou a espalhar fakenews (Reprodução)

Por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, a Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (17) o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio. Em sua decisão, o ministro diz que o blogueiro, considerado um dos maiores disseminadores de fakenews, vem descumprindo medidas cautelares que foram ordenadas por ele à época de sua primeira prisão no inquérito sobre ataques ao STF e à democracia, como a proibição de usar redes sociais e de se ausentar de Brasília. Por isso, Moraes determinou também que Eustáquio passe a usar tornozeleira eletrônica, a fim de que seu paradeiro seja monitorado pela PF. Ele ficará em prisão domiciliar.

Nas semanas que antecederam as eleições municipais, o blogueiro usou as redes sociais para fazer propaganda do candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro em São Paulo, Celso Russomanno (Republicanos). Em um vídeo, que foi retirado do ar por ordem da Justiça Eleitoral, ele atacava o candidato Guilherme Boulos, do PSOL, com notícias falsas e acusando-o de crimes que não cometeu.

Em seu despacho, Moraes classificou de "gravíssimos" os fatos e apontou a divulgação das fakenews contra Boulos como um dos motivos para a decretação da prisão domiciliar sob monitoramento eletrônico.

"Impedido de frequentar as redes sociais, em data recente, o investigado desrespeitou a ordem judicial e foi autor de inúmeras fake news em que imputou crimes a candidato a prefeito da cidade de São Paulo, sendo necessária ordem judicial da 2ª Zona Eleitoral de São Paulo para retirada do conteúdo", escreveu o ministro, que foi informado pela PF que o blogueiro viajou à capital paulista, desrespeitando a ordem para não se ausentar de Brasília.

Agentes da PF também cumpriram mandado de busca e apreensão na residência do blogueiro, com o objetivo de apreender aparelhos usados por ele para possíveis práticas de crimes. O blogueiro foi levado à Superintendência da PF em Brasília onde foi colocada nele equipamento para monitorá-lo.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page