top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Tarifa social para barcas Charitas-Praça XV é mantida pela justiça

A Procuradoria do Estado tentou anular, através de uma Ação de Inconstitucionalidade, a lei 8037/2018, de autoria do deputado estadual Flávio Serafini (PSOL), que institui a obrigatoriedade de uma linha de catamarã com tarifa social para a travessia Charitas (Niterói) - Praça XV (Centro do Rio). No último dia 9/3, porém, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) negou a ação.

ree
Estação Charitas / CCR Barcas

Com a decisão do órgão especial do TJRJ, o governo do estado e a concessionária terão que cumprir a medida prevista na lei, estabelecer critérios para a aplicação da tarifa social, e incluir os novos parâmetros no próximo edital de concessão do serviço em 2023.


Para Serafini, essa é uma uma grande vitória para os usuários de barcas e para a mobilidade urbana na região metropolitana.


"A linha com tarifa de R$6,90 e não de R$ 19,00 vai ampliar o acesso da população à estação de Charitas, quebrando o caráter elitista da estação, reduzindo o deslocamento de carros da Região Oceânica até o centro da cidade e desafogando o trânsito", defendeu.

O próximo passo, segundo ele, será cobrar do governo estadual a reabertura da estação de Charitas, fechada em razão da pandemia, assim como o planejamento para a implementação da tarifa social, além de sua inserção no próximo edital de barcas.


ree
Deputado Estadual Flávio Serafini / Alerj

"Essa vitória é de uma luta que não é de hoje. Nós vínhamos nos reunindo com o Ministério Público do Rio, com a CCR Barcas e com a Secretaria de Transportes para traçar um plano de aplicação, mas o agravamento da pandemia e as medidas restritivas mais severas estão atrasando a retomada", conta Serafini.


Segundo ele, o grupo de implantação do projeto trabalha com dois cenários. O primeiro, adotar o sistema quando os transportes voltarem à normalidade, no pós-pandemia, através de um plano de transição para a nova medida. E o segundo cenário é a adoção das normas em caráter definitivo na licitação de 2023.


"A pandemia deixa qualquer planejamento muito incerto. Temos que trabalhar com diferentes possibilidades. A tarifa social é uma conquista importante, que vai promover uma mudança estruturante de impacto em toda a mobilidade de Niterói e da região Leste Fluminense", argumenta.


O deputado estadual lembra que a CCR Barcas já disponibilizou, no passado, um sistema de linhas seletivas com tarifas reduzidas em horários de pouco fluxo de passageiros. Mas isso, segundo ressalta, não resolve o problema da maioria dos trabalhadores, que precisa usar o transporte nos horários convencionais de maior movimento.


"Queremos mais embarcações sociais para atender o maior número de pessoas. A garantia de constitucionalidade da lei é um passo importante para que possamos planejar melhor a implantação da tarifa social e seu pleno funcionamento, assim como sua inclusão definitiva a partir do próximo ciclo de operação da concessionária do serviço.", avalia.


Derrotada na ação para barrar a lei, a PGE-RJ informou que "que aguarda a publicação do acórdão para estudar o cabimento de eventual recurso."


Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page