Teatro GayLussac tem programação aberta ao público de Niterói
O Teatro GayLussac, em São Francisco, está de portas abertas para receber a população de Niterói, sendo mais um espaço de fomento à arte e à cultura na cidade. Localizado na Rua Coronel João Brandão, nº 87, o teatro foi reaberto ao público em junho deste ano. O espaço conta com 200 lugares em um ambiente totalmente climatizado.
Desde que foi inaugurado, em 1980, por esse palco já passaram a 1ª e a 2ª edições do Festival de Teatro Musical de Niterói, além de artistas como: Francis Hime, Sura Berditchevsky, Zezé Polessa e Amaury Lorenzo; e espetáculos produzidos e dirigidos por Lúcia Cerrone, Carlos Adib, Marcello Caridade, entre outros grandes nomes do cenário artístico brasileiro.
Confira a programação das próximas semanas:
27/7 e 28/7 – 16h – Em busca do riso perdido / Classificação Livre
Três primas/palhaças moram juntas e recebem uma carta de uma tia anunciando sua visita às três sobrinhas. Animadas com a notícia, arrumam a casa para esperar a visita, mas quando a tia chega, as sobrinhas tem uma grande surpresa: ela está completamente diferente. Séria e taciturna, não vê mais graça em nada.
Não acreditando no que veem e, convencidas de que alguma coisa está errada, decidem sair pela cidade à procura do riso que, segundo elas, a tia perdeu em algum lugar no caminho. Em sua busca, as palhaças passam por várias situações estressantes do cotidiano: fila, ônibus lotado, o trabalho mecanizado, burocracias, trânsito... Até que, finalmente, encontram uma maneira de devolver à tia o seu riso.
3/8 – 20h - Tour On: Leo Gama / Classificação Livre
O cantor, compositor, violonista e produtor, Léo Gama se destaca em 2024, com sua nova música “Espero Tá ON”, lançada em todas plataformas digitais, o álbum ON, conquistou seguidores e amantes de sua música em vários países, como: Europa, Angola, China, Chile, Argentina e USA, o álbum vem com muitas novidades e músicas inéditas.
Com quatro álbuns gravados e inúmeras apresentações, Léo criou um estilo próprio de tocar e cantar, entretanto inspirado em grandes nomes nacionais e internacionais do pop, funk e do soul, características que ao longo das décadas lhe renderam mais de 200 composições, onde nelas mostra seu lado romântico.
Em 2019, Léo gravou seu primeiro DVD, que chamou de “Momentos”, (disponível no canal do youtube) nele apresentou canções que há muito tempo queria mostrar para o seu público, com a música chefe do DVD “Aquele Momento”, Léo Gama carimbou seu lado romântico, o DVD Momentos criou grandes oportunidades, uma delas, o convite para lançar sua nova música no programa Taí na Band TV, em Barra Mansa RJ.
Léo Gama relata aspectos da sua trajetória de vida e artística, momentos em que a música brasileira o abraçou, tudo está nessa nova tour chamada “ON”
Ingressos (clique aqui).
17/8 (20h) e 18/8 (19h) – Faustino, um Fausto nordestino / Classificação Livre
Pobre, Faustino é um ferreiro que vive contando os trocados, sofrendo com as lamentações de Bastiana, sua mulher, e com a pobreza com que os filhos são sustentados. Seu sonho é ficar rico sem muito esforço, porque como ferreiro ele trabalha mais do que o necessário e dinheiro que é bom jamais aparece em seu bolso. Quando Jesus e São Pedro batem à sua porta pedindo que ele lhe ferre o burro, ele vê aí a oportunidade que sempre esperou.
24 e 25/8 – 16h - O Fabuloso / Classificação Livre
A partir do prólogo - pequena explicação sobre as fábulas e suas características mais relevantes, como autores e estrutura -, as seis fábulas começam a ser encenadas por um único ator, além de uma narradora, em Off. A primeira fábula - O rato da cidade e o rato do campo - trata das diferenças ambientais e socioculturais entre o mundo rural, simples e pacífico, e o mundo urbano, agitado e perigoso.
O corvo e o jarro, segunda fábula, conta a história de um corvo que precisa encontrar água para sobreviver. Depois de uma longa busca, encontra um jarro que continha uma quantidade tão pequena de água que ele não consegue alcançar. Sendo assim, o corvo terá que encontrar uma maneira para salvar sua vida.
A fábula terceira, A formiga e a pomba, narra a história de uma pequena formiga que foi salva por uma pomba. Algum tempo depois, a pomba encontra-se em apuros, e a formiga terá a chance de retribuir o favor. O burro e o lobo, quarta fábula, mostra a maneira encontrada pelo burro de fugir das garras do lobo, que queria devorá-lo. Muito esperto e inteligente, o burro traça um plano e o coloca em ação.
Na quinta fábula, Dois viajantes e o urso, dois amigos resolvem viajar para caçar um urso. Ao se depararem com o grande animal, um dos amigos sobe em uma árvore deixando o companheiro sozinho e abandonado à própria sorte.
A sexta e última fábula, A reunião geral dos ratos, apresenta o momento em que todos os ratos se reúnem para tentar encontrar uma forma de acabar com os transtornos causados pelo gato. Muitas propostas são discutidas e abandonadas, até que um jovem rato anuncia a ideia de pendurar uma sineta no pescoço do gato. Todos acatam a ideia, mas um velho rato pergunta: “quem vai pendurar a sineta no pescoço do gato?”
14/9 – 19h – Nós / Classificação Livre
Ordinarius é um grupo que usa as vozes como instrumentos principais e as percussões como seu perfeito complemento tendo a brasilidade como linguagem musical em suas diversas possibilidades e os arranjos vocais inéditos de Augusto Ordine como fio condutor. Com mais de 15 anos de estrada, o conjunto já passou por vários estados brasileiros e mais de uma dezena de países na Europa, América Latina, América do Norte e Ásia, levando o repertório de seus diversos projetos em festivais e turnês.
O choro carioca, Pixinguinha, Carmen Miranda, Aldir Blanc e Bossa Nova foram alguns dos temas visitados, além de um álbum inteiramente dedicado a composições femininas e um autoral sendo preparado durante o ano de 2023. Depois de mais de quinze anos de estrada e oito álbuns lançados, pela primeira vez o septeto Ordinarius mergulha em um repertório autoral produzido ao longo dos últimos anos, a partir de parcerias que aconteceram durante o isolamento social de 2020.
Canções dos integrantes do grupo compostas individualmente, em parceria com outros integrantes e também com outros músicos atuantes na cena musical carioca compõe o leque de músicas que, no show, se juntam a outras já conhecidas de seu público. No espetáculo "Nós" o Ordinarius mostra uma nova faceta enquanto aprimora sua já conhecida musicalidade e teatralidade cultivada ao longo dos anos em repertórios variados que vão de Carmen Miranda a Aldir Blanc, passando por Bossa Nova, choro e muito mais.
Ingressos (clique aqui).
Comments