top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

The New York Times diz que Lula 'desafiou Trump e venceu'


(Foto: Ricardo Stuckert/PR)
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Uma análise publicada no maior jornal dos Estados Unidos, o The New York Times (NYT), nesta segunda-feira (24), afirma que o governo brasileiro “desafiou Trump e venceu”, em referência à mudança de postura do presidente norte-americano diante da prisão de Jair Bolsonaro e à ascensão das negociações comerciais entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O texto é assinado por Jack Nicas, ex-correspondente do jornal no Brasil.


De acordo com o jornal, Trump reagiu com um lacônico "é uma pena" ao ser perguntado sobre a prisão preventiva do ex-presidente brasileiro no último sábado (22). A resposta contrasta com o tom adotado meses antes, quando enviou uma carta dura ao presidente Lula pedindo que o governo brasileiro retirasse as acusações de tentativa de golpe contra Bolsonaro - o que foi classificado por Lula, à época, como uma intromissão indevida e descabida em um país soberano como o Brasil.


O NYT recorda que o presidente dos EUA  aplicou tarifas de 50% sobre importações brasileiras e impôs sanções a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do governo, numa tentativa de influenciar o caso jurídico de um aliado de extrema direita. Mas as instituições brasileiras o ignoraram - e seus esforços foram em vão.


A tentativa, no entanto, acabou tendo efeito reverso. As tarifas impostas por Trump elevaram os preços nos Estados Unidos para carne, café e outros produtos em um momento em que o governo americano enfrenta pressão para aliviar custos para a população.


Cinco meses depois, afirma o jornal, Trump "praticamente admitiu derrota".


Além de Bolsonaro estar preso e iniciando uma pena de 27 anos e três meses, Trump teve encontros cordiais com Lula, que resultaram na suspensão das principais tarifas contra o Brasil.


“O desfecho destaca o contraste impressionante entre os destinos de Trump e Bolsonaro após ambos tentarem se manter no poder depois de perder uma eleição. Também evidencia os limites da capacidade de Trump de dobrar governos estrangeiros à sua vontade e sua disposição de abandonar aliados e se alinhar a um rival quando considera conveniente”, analisou o NYT.


Vitória de Lula

“Lula, um líder da esquerda latino-americana, saiu do embate com Washington politicamente ainda mais forte do que entrou", ressalta o jornal.


A reportagem contextualiza ainda as tentativas do filho do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro, de influenciar decisões do governo de Donald Trump contra o Brasil, e menciona as trapalhadas de Bolsonaro ao violar a tornozeleira eletrônica horas antes de ser preso. O jornal lembra que o STF ordenou a prisão ao considerar risco de fuga, já que Bolsonaro morava “perto da Embaixada dos EUA, onde poderia buscar asilo”.


O NYT ainda destaca que autoridades do governo dos EUA prometeram novas retaliações após a condenação de Bolsonaro, mas isso nunca aconteceu. Em vez disso, Trump iniciou uma aproximação com seu adversário, Lula.


'Sucesso onde os EUA falharam'

Em setembro, após o STF condenar Jair Bolsonaro pela trama golpista, o The New York Times afirmou que "o Brasil teve sucesso onde os EUA falharam". O artigo de opinião foi assinado por Steven Levitsky, autor de "Como as Democracias Morrem" e professor de Harvard, e por Filipe Campante, professor da universidade Johns Hopkins, nos EUA.


 
 
 
cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page