Trump admite paz sob condições do Hamas e pede cessar-fogo a Israel
- Da Redação

- 3 de out.
- 2 min de leitura

O Hamas entregou uma resposta aos mediadores sobre a proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza feita pelo presidente dos EUA, Donald Trump. O movimento palestino concordou com algumas propostas do documento.
"O movimento reafirma […] transferir o controle da Faixa de Gaza para um comitê palestino composto por tecnocratas independentes, com base em um consenso nacional palestino e com o apoio de países árabes e islâmicos", disse o Hamas em um comunicado.
O Hamas também expressou prontidão para libertar todos os reféns israelenses vivos e entregar os corpos dos mortos, também na direção da proposta americana.
Na última segunda-feira (29), Trump revelou um plano de 20 pontos para resolver o conflito em Gaza. A proposta prevê, entre outras coisas, um cessar-fogo imediato e a libertação dos reféns em 72 horas.
O plano também estipula que o Hamas e outros movimentos devem renunciar ao seu envolvimento na governança de Gaza, tanto direta quanto indiretamente. De acordo com a proposta, o enclave deverá ser governado por um "comitê palestino tecnocrático e apolítico", supervisionado por um conselho internacional liderado por Trump.
Trump: "Israel deve parar imediatamente o bombardeio de Gaza"
Por meio da rede social Trhth, o presidente dos EUA comentou sobre a resposta que recebeu momentos antes do Hamas em relação ao plano que havia proposto para encerrar o conflito na Faixa de Gaza.
"Com base na declaração que o Hamas acaba de emitir, acredito que eles estão prontos para uma paz duradoura", declarou Trump, enfatizando a seguir: "Israel deve parar imediatamente o bombardeio de Gaza para que possamos remover os reféns com segurança e rapidez. Neste momento, é muito perigoso fazê-lo."
Trump afirmou que as partes estão agora "em negociações sobre os detalhes que precisam ser acertados". E concluiu: "Não se trata apenas de Gaza; trata-se da tão esperada paz no Oriente Médio."
Com a Sputnik Brasil e a RT










Comentários