top of page
banner niteroi reveillon 780x90px.jpg

Venezuela confirma armas ‘nunca antes vistas’ em sequestro de Maduro


Ministro da Defesa, Vladimir Padrino López anunciou mudanças na estrutura militar (Foto: Prensa Presidencial)
Ministro da Defesa, Vladimir Padrino López anunciou mudanças na estrutura militar (Foto: Prensa Presidencial)

Por Lorenzo Santiago

(Do Brasil de Fato)

A Venezuela confirmou nesta quinta-feira (22) que o bombardeio dos Estados Unidos a Caracas e o sequestro do presidente Nicolás Maduro contou com armas que “nunca haviam sido usadas em um campo de batalha”. A fala do ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, corrobora a declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que havia dito que os militares estadunidenses usaram armas novas em território venezuelano.


“Neste local foi cometida uma agressão militar pela principal potência nuclear do mundo. Como Trump explicitou ontem: eles usaram armas que ninguém mais no mundo possuía. Essas armas e a tecnologia que eles usaram contra o nosso povo revelaram-se o laboratório na Venezuela para aquela agressão que terminou no sequestro de Maduro e da primeira-dama Cilia Flores”, disse o ministro em evento na Universidade Militar Bolivariana da Venezuela (UMBV).


O tipo de armamento usado não foi divulgado pela Casa Branca, que disse apenas que os equipamentos foram testados pela primeira vez na operação no sul do Caribe.


O Brasil de Fato ouviu de fontes militares venezuelanas que as investigações internas do corpo militar indicam dois tipo de armas usadas. Primeiro o que foi chamado de armamento sônico, que usa ondas sonoras para desestabilizar e atordoar pessoas que estão presentes em um espaço geográfico específico.


As apurações dos militares venezuelanos também indicaram o uso de armas eletrônicas, que conseguiram bloquear os sistemas de defesa aéreo venezuelano, especialmente os aparelhos de georreferenciamento. Os militares afirmam que o sistema de comunicação foi “apagado” pelos estadunidenses.



López determinou uma revisão do chamado Plano de Transformação Ayacucho, um dos 7 planos do programa de governo de Nicolás Maduro voltado para a defesa territorial. O ministro disse que era necessário ajustar as capacidades do sistema de educação militar “em meio ao caráter independentista e anti-imperialista” da Venezuela.


A avaliação de Lopez vem acompanhada de uma série de mudanças nas Forças Armadas Venezuelanas, especialmente nas chamadas Zonas de Defesa Integral (Zodi) e as Regiões de Defesa Integral (Redi). A região Andina será chefiada pelo major-general Pablo Lizano. ele ficará responsável por estados-chave da fronteira, como Táchira, Trujillo e Mérida.


A Redi Oriental fica a cargo do major-general Erasmo Ramos Iriza, que comandará as Forças Armadas nos estados de Anzoátegui, Monagas e Sucre. Já zona do estado de Miranda fica com o major-general Rufo Parra Hernández, enquanto na fronteira com a Guiana a Zodi Delta Amacuro será de responsabilidade do o major-general Miguel Chacín Socorro.


Desde o ataque contra a Venezuela, o governo realizou uma série de mudanças na estrutura de segurança e administrativa. Em 6 de janeiro, a presidente interina Delcy Rodríguez, destituiu o chefe de segurança da presidência, o major-general Javier Marcano Tábata. Ele estava na defesa de Maduro durante o sequestro.


A presidenta nomeou o general Gustavo González López em seu lugar como comandante da Guarda de Honra Presidencial e chefe da Direção-Geral de Contra Inteligência Militar (DGCIM). López é ex-diretor do Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin).


De acordo com o chefe do programa de mestrado de História Militar da Universidade Militar Bolivariana de Venezuela, Henry Navas Nieves, esse movimento faz parte das mudanças de rotina que devem ser realizados anualmente pelos militares, mas as mudanças no gabinete estão de acordo com o contexto que está colocado no país depois dos ataques.


“Essas mudanças formam parte de um movimento de rotina. É uma norma permanente dentro das forças armadas dentro das regiões. Mas vivemos um momento complexo, dinâmico. Nós abordamos um processo de negociação com uma arma na cabeça e por isso necessitamos adequar os gabinetes a essas momentos”, disse ao Brasil de Fato.


Reforma administrativa

Além deles, outras mudanças foram promovidas por Caracas nos últimos dias. Uma reforma ministerial e em postos estratégicos foi anunciada por Caracas.


Miguel Ángel Pérez Pirela será o novo Ministro da Comunicação e Informação, o ex-presidente do Banco Central, Calixto Ortega, será o vice-Presidente de Economia Setorial e também foi nomeado presidente do Centro Internacional de Investimento Produtivo.


Nuramy Gutiérrez agora chefiará o Ministério da Saúde e o filósofo Miguel Ángel Pérez Pirela foi nomeado ministro de Comunicação e Informação, substituindo Freddy Ñáñez.


Ñáñez, por sua vez, foi deslocado para o Ministério do Ecossocialismo, até então dirigido por Ricardo Molina, que havia sido escolhido por Nicolás Maduro em fevereiro de 2025.


Outro remanejamento envolveu o vice-almirante Aníbal Coronado. Ele deixou o despacho da Presidência e assumiu inicialmente o Ecossocialismo, antes de ser movido novamente, desta vez para o Ministério dos Transportes, onde substituiu Ramón Velásquez Araguayán.


A cadeira deixada por Coronado no despacho da Presidência passou a ser ocupada pelo capitão e deputado reeleito Juan Escalona, anunciado no cargo em 12 de janeiro.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner niteroi reveillon 300x250px.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page