top of page

Wu recua e cancela eleições indiretas nas escolas

Em reunião com um grupo de 30 diretores, professores e pedagogos da rede pública de ensino de Niterói, realizada na tarde desta segunda-feira (25/10), o secretário de Educação, Vinícius Wu, decidiu voltar atrás e cancelar o edital para eleição de diretores das escolas municipais. Wu cedeu à reivindicação da comunidade escolar, que desde o lançamento do edital vem protestando contra a o processo de seleção feito através de uma 'banca externa', o que foi considerado antidemocrático pela maioria.

Foto: Prefeitura de Niterói / Divulgação

Vinícius Wu se comprometeu a lançar um novo edital até 5 de novembro, levando em conta as mudanças pleiteadas pelos profissionais de ensino. A principal delas, a retirada da banca examinadora para avaliar os planos de gestão apresentados pelos postulantes ao cargo de direção. Com isso, as eleições voltarão a ser disputadas através de chapas, que apresentarão seus projetos diretamente aos votantes — nesse caso, a comunidade escolar formada por pais de alunos e funcionários, entre outros.


O grupo de professores reivindicou, ainda, a extensão do prazo para apresentação dos planos de gestão aos Conselhos Escola Comunidade (CECs), que venceria no dia 28/10; e a mudança do período de gestão de dois anos, considerado curto, para três ou quatro anos. O secretário ouviu atentamente as propostas do grupo e afirmou que o texto será modificado para atender às demandas dos profissionais.


Além do edital para a escolha de diretores, a secretaria de Educação lançará um segundo, de consulta à comunidade, previsto para dia 15 de dezembro, especificando as regras para a eleição.


Para os profissionais de ensino contrários às mudanças, o recuo do secretário foi positivo.


"O formato de escolha direta dos diretores através de chapas é um processo que vem sendo construído há anos junto à comunidade escolar de Niterói e está consolidado. É a comunidade que está na base desse processo e não pode ser excluída de repente. Vamos aguardar o novo edital com as modificações para nos posicionarmos a respeito. E estaremos atentos também ao edital de consulta à comunidade para que não ocorram novas surpresas", afirmou uma integrante do grupo que prefere não se identificar.


Também estiveram presentes à reunião o vice-prefeito Paulo Bagueira e o secretário executivo Bira Marques.

300x250px.gif
728x90px.gif
bottom of page