O eco das urnas na Câmara - Por Leonardo Giordano
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

O eco das urnas na Câmara - Por Leonardo Giordano

Niterói e o Brasil que sai das urnas em 2020


Leonardo Giordano*


As eleições de 2020 certamente vão constar entre as mais duras e difíceis para o campo de esquerda no Brasil. Encerrado o segundo turno, as análises convergem em 3 pontos: diminuição do crescimento da extrema-direita e do Bolsonarismo em comparação com 2018; estagnação e diminuição da esquerda e centro-esquerda nas prefeituras e Câmaras Municipais do país; e crescimento de partidos que se situam do centro à direita do espectro político nacional.


Neste contexto, o resultado das eleições em Niterói foi excelente para o campo progressista, e um ponto fora da curva no país. Axel Grael foi eleito em primeiro turno com 151.846 votos ou 62,56% dos votos válidos. Uma vitória maiúscula, amparada nos resultados da gestão do prefeito Rodrigo Neves, reconhecida nacional e internacionalmente, e em uma ampla coalizão política. O resultado eleitoral de Niterói representa o acerto da tática eleitoral de frente ampla que o PCdoB defende em nível nacional.


No legislativo, tivemos 15 partidos elegendo representantes (PDT 4; PSOL 3; Cidadania 2; Avante 1; DEM 1; MDB 1; PCdoB 1; PL 1; PP 1; PSD 1; PSDB 1; PT 1; PTC 1; PV 1; Solidariedade 1). O governo eleito deverá dispor de ampla maioria, e é importante destacar o crescimento da bancada progressista e a eleição de representações extremamente qualificadas na nova composição da Câmara Municipal.


O meu partido, o PCdoB - que foi fundado em Niterói e em 2022 completa seu centenário - venceu importante desafio ao lançar, pela primeira vez, uma chapa completa de candidatas(os) a vereador e vereadora em nossa cidade. Saímos das urnas com um vereador eleito e 11.842 votos, cerca de 5% do eleitorado. Crescimento de 251% em relação a 2016, quando recebemos 4.707 votos. Saímos de 6 para 31 candidaturas, incremento de 516%. Fomos a 6ª força política mais votada da cidade em 2020.


Com base nestes resultados positivos, Niterói seguirá avançando em meio às turbulências dos cenários estadual e nacional em um rumo de desenvolvimento, inclusão social e qualidade de vida. Nosso mandato seguirá sendo um espaço aberto para as lutas populares, de forma coletiva e participativa, fortalecendo nosso compromisso com as pautas da cultura, educação, desenvolvimento social, economia solidária, povos e comunidades tradicionais, população LGBTI, na defesa permanente da democracia, justiça social e dos direitos.


As vitórias - como as derrotas - nos trazem lições. Os resultados positivos para os progressistas em Niterói são parte de uma construção política que deve ser exemplo e inspiração para o nosso estado e para o Brasil.


*Leonardo Giordano é vereador pelo PCdoB

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page