top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

China rejeita apreensão de navios pelos EUA: 'Violação grave'


Vídeo divulgado pelos EUA mostra apreensão de segundo petroleiro na costa da Venezuela (Reprodução)
Vídeo divulgado pelos EUA mostra apreensão de segundo petroleiro na costa da Venezuela (Reprodução)

Um dia após uma ação militar estadunidenses apreender um petroleiro com destino à China na costa venezuelana, o Ministério das Relações Exteriores da China afirmou nesta segunda-feira (22) que a apreensão de navios de outro país pelos Estados Unidos constitui uma grave violação do direito internacional.


Citado pela Reuters, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, afirmou, em entrevista coletiva, que a Venezuela tem o direito de desenvolver relações com outros países. A China se opõe a todas as sanções "unilaterais e ilegais", acrescentou Jian.


"A detenção arbitrária de embarcações de outras nações pelos Estados Unidos constitui uma grave violação do direito internacional. A China tem se oposto consistentemente a sanções ilegais e unilaterais que carecem de fundamento no direito internacional ou de autorização do Conselho de Segurança das Nações Unidas", declarou o porta-voz de Pequim.


No sábado, a força naval dos EUA interceptou o segundo petroleiro venezuelano em águas internacionais no Caribe. Nesse domingo (21) ocorreu a segunda apreensão na costa venezuelana. A primeira apreensão aconteceu no último dia 10. Uma semana depois, Donald Trump anunciou um bloqueio total a petroleiros da Venezuela e disse que país estava completamente cercado.


A China é a maior compradora de petróleo bruto venezuelano, que representa cerca de 4% de suas importações.


O governo venezuelano classificou a interceptação do petroleiro como um "grave ato de pirataria internacional" por parte de Washington.

 
 
 
cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page