top of page

Estado tem melhora no ranking da agência Fitch

O Estado do Rio de Janeiro obteve uma melhora no resultado da avaliação anual da Fitch Ratings, uma das maiores agências de classificação de risco de crédito no mundo, passando de “BB-, com perspectiva estável” em 2022, para “BB, com perspectiva estável” este ano. O resultado foi o mesmo obtido pela União e consolida a trajetória que vem sendo construída nos últimos anos pelo Governo do Estado.

Reprodução

"O atual cenário de apoio intergovernamental, segundo a Fitch, foi um dos fatores que influenciaram positivamente a nova avaliação estadual. Esse resultado vem premiar o trabalho responsável e comprometido que estamos realizando na gestão das finanças públicas e nos motiva a continuar nesse caminho", afirmou o governador Cláudio Castro.


As notas de classificação de risco de crédito refletem a capacidade do estado em honrar com os compromissos assumidos, servindo de referência para investidores quanto ao nível de risco envolvido em eventuais investimentos. Quanto mais elevado o resultado atribuído ao estado, melhor é a percepção do mercado quanto à saúde financeira do ente federativo e sua capacidade de pagamento da dívida.


"Um dos pontos destacados pela Fitch foi o efeito positivo do novo Regime de Recuperação Fiscal sobre a sustentabilidade da dívida do estado. Hoje, conseguimos pagar as parcelas da dívida com a União sem comprometer a prestação dos serviços públicos e o pagamento dos salários dos servidores", avaliou o secretário de Estado de Fazenda, Leonardo Lobo.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Kommentare


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page