top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Famílias de baixa renda de Magé receberão título de propriedade dos imóveis

A Prefeitura Municipal de Magé e a Universidade Federal Fluminense (UFF) fecharam parceria para a legalização de imóveis em comunidades de baixa renda do município. Cerca de mil famílias do distrito de Vila Inhomirim (Raiz da Serra) receberão o título de propriedade e as áreas também serão beneficiadas por melhorias na infraestrutura urbana. Um grupo interdisciplinar da universidade, formado por 35 docentes e alunos, realizará o trabalho de regularização fundiária e ficará responsável pelo projeto de urbanização.

ree
Áreas do sexto distrito de Magé serão beneficiadas pelo projeto / Reprodução - Google Earth

“A parceria compreende um termo de cooperação assinado entre a Prefeitura, a Companhia Estadual de Habitação do Estado do Rio de Janeiro (CEHAB), o Instituto de Terras e Cartografia do Estado (ITERJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF)”, explicou Vinicius Cozzolino, secretário de Governo.


“A UFF está cada vez mais presente e ativa nos municípios do Rio de Janeiro, cumprindo seu papel social e colaborando para o desenvolvimento econômico do estado. Esta é mais uma, entre as milhares de iniciativas, em prol dos brasileiros e da redução da desigualdade. Um projeto voltado para as famílias de baixa renda, que cria oportunidades imobiliárias e urbanas. Ganham o cidadão, os profissionais envolvidos, a cidade e o governo do município. É mais uma parceria de sucesso!” comemora o reitor da UFF, professor Antonio Claudio Nóbrega.


O projeto terá a duração de dois anos. O principal objetivo é a melhoria da qualidade de vida dos moradores, através de moradia digna e humanização dos espaços. As equipes técnicas identificaram áreas em Vila Inhomirim, pertencentes à Cohab, que somam aproximadamente 60 hectares e estão aptas a receber as melhorias na infraestrutura. O trabalho de campo começa na próxima segunda, 1º de março. Participam da equipe professores e alunos do Instituto de Geociências e das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo, Economia, Direito e Serviço Social da UFF.


O coordenador do grupo de trabalho da universidade, professor da Faculdade de Economia Carlos Enrique Guanziroli, diz que a parceria será muito produtiva para ambas as partes:


“A iniciativa colabora para a construção de uma espacialidade urbana mais igualitária, ao acesso aos requisitos básicos de cidadania. Ele envolve atividades de extensão e de pesquisa. Os alunos, além de ir nas comunidades fazer cadastros, participam de pesquisas e palestras semanais sobre aspectos acadêmicos do projeto. Vários estão fazendo monografias e dissertações com a base de dados gerada pelo projeto.”


Para o secretário de Habitação e Urbanismo, Marcus Pencai, a chancela da UFF, com toda a sua capacidade técnica, é de suma importância:


"É um trabalho que a gente teria que preparar, realocar recursos materiais e humanos. A UFF se propôs a ceder sua capacitação e toda a sua bagagem. Será uma vantagem para os dois, ainda mais para o município, porque a gente começa a urbanizar um bairro e fazer algo que tenha influência direta na vida da população”, ressaltou ele.


*Com informações da Prefeitura Municial de Magé

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page