top of page

Fiéis inauguram roteiro de peregrinação a Aparecida (SP) em Maricá

Um grupo de fiéis inaugurou no último sábado (11/5) o novo trajeto, partindo de Maricá, de peregrinação para o santuário de Aparecida, no Vale do Paraíba paulista, maior destino de turismo religioso do país. Cerca de 200 devotos se concentraram ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo e, de lá, partiram numa caminhada pelo primeiro trecho da cidade, chegando até a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Itaipuaçu. Com um carro de apoio, o roteiro incluiu uma passagem pela restinga de Maricá.

O secretário de Assuntos Religiosos, Jessé Paz, acompanhou a primeira caminhada ao lado do presidente da Associação Caminhos de Nossa Senhora, padre Cristóvão Sopicki, e afirmou que o roteiro será um incentivo ao turismo religioso na cidade.


“Essa dinâmica vai envolver restaurantes e pousadas que vão oferecer todo o suporte aos peregrinos que aqui vierem. O caminho será demarcado e os fiéis terão ainda a opção de fazer o caminho de bicicleta, na chamada ‘bicigrinação’, detalhou Jessé.


O padre Cristóvão comparou o roteiro da caminhada ao famoso caminho de Santiago de Compostela, no norte da Espanha.


“Claro que lá a rota tem aproximadamente 7 mil quilômetros de extensão, enquanto a nossa tem hoje 1.300 quilômetros. Mas cremos que a fé dos nossos peregrinos seja semelhante à dos que caminham na Europa”, ponderou o presidente da associação.


A Secretaria de Assuntos Religiosos é responsável por estabelecer uma ponte de comunicação entre o poder público municipal e as instituições religiosas. Ela visa a interação com as diversas religiões, para que possam promover não só o conhecimento sobre diversidade religiosa como diminuir a intolerância.


Maricá foi oficialmente incluída no roteiro de peregrinação entre o Rio de Janeiro e o Santuário Nacional de Aparecida no dia 16 de março. Na ocasião, foi firmada uma parceria com o grupo Caminhos de Nossa Senhora, vinculado ao santuário.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maricá

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page