Guru da extrema-direita se entrega à Justiça em Nova York
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Guru da extrema-direita se entrega à Justiça em Nova York


(Foto: PR)

Ex-assessor do ex-presidente Donald Trump e guru do clã Bolsonaro, Steve Bannon se entregou às autoridades judiciais de Nova York na manhã desta quinta-feira (8), após ser indiciado por lavagem de dinheiro, conspiração e esquema de fraude.


O novo indiciamento do ideólogo da extrema-direita ocorre menos de dois anos após Trump ter perdoado Bannon de acusações de fraude federal. O perdão foi dado nas horas finais do mandato presidencial de Trump e tem validade apenas em instância federal, não podendo anular acusações de nível estadual.


O ex-estrategista político já havia sido acusado de embolsar US$ 1 milhão dos US$ 25 milhões arrecadados por um grupo de extrema direita para construir um muro na fronteira com o México.


Em julho, Bannon foi condenado pela Justiça dos Estados Unidos por desacato à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a invasão do Capitólio em 6 de janeiro do ano passado, por seguidores de Donald Trump, que resultou na morte de cinco pessoas. A CPI afirma que Bannon conversou com Trump ao menos duas vezes na véspera da invasão, e que ele também foi a um encontro de planejamento do ataque em um hotel na cidade de Washington. Segundo a comissão apurou, naquele mesmo dia (5 de janeiro), Bannon disse em um podcast que "tudo vai pelos ares amanhã".


Nas eleições de 2018 no Brasil, Bannon participou ativamente da campanha de Jair Bolsonaro, que segue à risca a metodologia propagada por ele - “Não se trata de persuadir, e sim de desorientar” -, de confrontar a mídia e criar uma narrativa distorcendo valores, especialmente cristãos, para causar confusão em pessoas propensas ao conservadorismo, levando ao radicalismo no confronto com tudo que seja contra a visão de mundo propagada por eles. Em uma entrevista no ano passado, o guru da extrema-direita já havia explicitado sua estratégia - “A oposição real é a mídia. E a forma de lidar com eles é inundá-los com nossas merdas” -, a qual o presidente Jair Bolsonaro (PL) vem praticando também na atual campanha na tentativa de se reeleger.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page