top of page
banners niteroi que queremos NQQ TUNEL 780x90px 3 7 25.jpg

Igreja histórica no Rio é palco de concerto gratuito

Reinaugurada em 10 de junho, depois três anos de reformas, a Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, no centro do Rio de Janeiro, tem aberto seu espaço para concertos gratuitos de música. No próximo dia 14/7 (sexta-feira), às 12h, será a vez do Coro San José de Las Fuentes, de Buenos Aires. O Comissário administrativo da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, o empresário Claudio André Castro, convida para a apresentação de música clássica e católica na voz de jovens argentinos, com direção de Lucas Echaniz e a apresentação da organista Julieta Giordano.

Fundada em 1750, a Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, que fica na Rua do Ouvidor, no 'coração' do Centro do Rio, chegou a ser interditada pela Defesa Civil depois da queda de parte da fachada. O processo de reforma incluiu a recuperação do frontispício, a reconstrução das instalações elétricas e hidráulicas, e o restauro de parte do mobiliário interno.


O responsável pelas obras foi Claudio André Castro, nomeado pela Arquidiocese do Rio como comissário administrativo da Irmandade dos Mercadores. A igreja, que tem estilo rococó e barroco, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


A Irmandade lançou recentemente a visita virtual ao prédio histórico, que pode ser acessada aqui.

Arquidiocese do Rio de Janeiro


Serviço


Concerto com o Coro San José de Las Fuentes

Data: 14 de julho, sexta-feira

Horário: 12h

Local: Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores

Endereço: Rua do Ouvidor nº37, Centro, Rio de Janeiro

Entrada gratuita



Mais de dois séculos de história


A Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores foi projetada em 1747 e construída pela irmandade que reunia comerciantes ricos da cidade. Localizada na tradicional rua do Ouvidor, no centro antigo, ela teve parte do templo inaugurada em 1750. A conclusão de todos os detalhes internos do edifício aconteceu em 1766.


As primeiras reformas que se tem notícia foram feitas entre 1869 e 1873, quando houve uma alteração considerável do edifício, que ganhou aparência neoclássica. Entre as novidades estavam o frontão triangular e a torre sineira, e a abertura de nichos para receber estátuas.

Arquidiocese do Rio de Janeiro

Em 1893, durante a segunda Revolta da Armada, uma bala de canhão atingiu a torre sineira. Parte da estrutura e uma imagem de Nossa Senhora da Fé caíram de uma altura de 25 metros. Não houve danos significativos à imagem, o que na época foi visto como um milagre divino pelos fiéis. A sacristia guarda o projétil e a imagem até hoje.


Uma nova reforma aconteceu em 1997, a partir de um investimento de R$ 854 mil do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Na época, o restauro incluiu, além da modernização das instalações prediais, a cobertura e a abóbada da capela-mor, as talhas de madeira policromada, as pinturas artísticas em tela, os ornamentos e as policromias originais.

Comments


banners niteroi que queremos NQQ TUNEL 300x250px 3 7 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page