top of page

Inscrições abertas para seletiva das Paralimpíadas Escolares

Começou o esquenta para as Paralimpíadas Escolares 2023 e o Rio de Janeiro está com tudo pronto para as seletivas estaduais que começam em maio, dia 13. As modalidades disputadas são atletismo, bocha e natação e os interessados já podem se inscrever a partir desta quinta-feira (27), até o dia 7 de maio. A competição é voltada para alunos de escolas públicas e particulares de todo o estado, com deficiência física, visual e intelectual, que tenham entre 11 e 17 anos.

Divulgação / Governo do Estado do Rio

Considerada um dos maiores eventos mundiais para crianças com deficiência em idade escolar, a Seletiva Estadual Escolar Paralímpica do Estado do Rio de Janeiro 2023 é uma realização do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, e segue o regulamento do CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro.


"Queremos valorizar o esporte como ferramenta de transformação social e inclusão. O desporto escolar cumpre essa missão de forma única, e unido ao desporto paralímpico, consegue levar a prática esportiva para todas as pessoas como um hábito de vida saudável desde muito cedo, além de permitir que jovens estudantes com deficiência também se insiram no universo da prática esportiva", disse o secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.


Esta será a primeira etapa da seletiva do Regional 03, uma das três que terão ao longo do ano, além da etapa nacional prevista para acontecer em São Paulo, em setembro. A eliminatória será realizada no CEFAN - Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, na Penha. Os alunos interessados deverão se inscrever pela internet (clique aqui), que também consta o regulamento:


"É uma alegria realizar esta seletiva no Rio de Janeiro. Sabemos da importância para o cenário do paradesporto nacional, pois é o primeiro contato do jovem com deficiência com uma competição oficial e de alto nível. Nossa missão é levar o esporte para todos e resgatar o protagonismo do Estado do Rio de Janeiro no paradesporto", afirmou o vice-presidente de Esporte para Saúde e Pessoas com Deficiência da Suderj, Renato de Paula.


Deficiência Visual: atenção ao cadastro

Alunos com deficiência visual deverão preencher a ficha modelo padrão do CPB, disponível no Anexo VI do edital, para oficializar a inscrição na seletiva estadual. A ficha deve estar atestada por um oftalmologista, carimbada com CRM e ser entregue diretamente na Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, na Suderj.


Todos os documentos deverão ser encaminhados somente ao setor de Elegibilidade da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI) pelo e-mail: cbdi.elegibilidade@gmail.com até o dia 30/05/2023. Após a avaliação das documentações e comprovação da elegibilidade do atleta, a CBDI fornecerá o número de registro.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Komentarze


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page