top of page
banner multivacinacao niteroi 780x90px 9 8 24.jpg

'Leituras de Primakov' debate papel dos BRICS na nova ordem global

Assessor presidencial russo, Yury Ushakov, fala na abertura do fórum / Divulgação IMEMO

O 10º Fórum Internacional “Leituras de Primakov” começou nesta terça-feira, 25 de junho, no World Trade Center, em Moscou. O principal tema de discussão do evento de aniversário é “A Rússia no Contexto Global”.

"O Ocidente calculou mal a sua capacidade de isolar a nossa economia. As sanções contra a Rússia apenas fortalecem os laços entre os países do Sul Global, os BRICS, a OCX e a EAEU. Tudo isto cria obstáculos à trajetória de fragmentação da economia mundial. Há uma crescente sentindo que os especialistas do Ocidente compreendem cada vez menos a realidade russa. É por isso que decidimos concentrar-nos este ano no tema da Rússia no mundo", observou Alexander Dynkin, Vice-Presidente do Comitê Organizador do Fórum e Presidente da IMEMO.

Este ano, o evento contará com a presença de mais de 50 importantes especialistas estrangeiros na área de segurança internacional, política e economia mundial de 30 países, incluindo Azerbaijão, Armênia, Bélgica, Bulgária, Alemanha, Geórgia, Índia, China, EUA, Uzbequistão e Suíça.

Em geral, espera-se que mais de 1.000 representantes da comunidade científica e especializada russa e estrangeira, agências governamentais e círculos políticos e empresariais participem do fórum. Os Embaixadores Extraordinários e Plenipotenciários da Índia, Turquia, Egito, Síria, Bangladesh, Armênia, Quirguistão, Turcomenistão, Cazaquistão, África do Sul, Finlândia, Omã, Sérvia, bem como Conselheiros e representantes das Embaixadas do Brasil, Argentina, França, Bielorrússia , Cuba, República da Coreia e Nigéria confirmaram a sua participação nas “Leituras de Primakov”.

Durante os dois dias do evento "Leituras de Primakov", estão previstas seis sessões de trabalho, bem como o tradicional discurso do Ministro das Relações Exteriores da Federação Russa, Sergey Lavrov. "Espera-se que durante o seu discurso, o Ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, apresente a visão russa das principais tendências do desenvolvimento mundial e forneça esclarecimentos sobre aspectos actuais da política externa russa", disse Maria Zakharova, Directora do Departamento de Informação e Imprensa da o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, em briefing em 19 de junho.

Os participantes do Fórum serão abordados com um discurso de boas-vindas do Assessor do Presidente da Federação Russa, Yuri Ushakov, do Vice-Presidente do Conselho da Federação da Assembleia Federal da Federação Russa, Konstantin Kosachev, e do Presidente do Primakov Institute of World Economia e Relações Internacionais da Academia Russa de Ciências (IMEMO) Alexander Dynkin. O vice-primeiro-ministro da Federação Russa, Alexey Overchuk, também deverá discursar no Fórum.

As discussões no Fórum de Aniversário focarão no papel dos BRICS na formação de uma nova arquitectura econômica global, nos vectores de interacção entre os países da Grande Eurásia, na natureza policêntrica da ordem mundial emergente na esfera estratégico-militar, no impacto da economia moderna, crises sobre os contornos futuros da segurança europeia, as possibilidades da economia russa, bem como o papel da cultura nas relações internacionais.

Este ano, o Fórum será dedicado à memória de Evgeny Maksimovich Primakov, cujo 95º aniversário será comemorado neste outono. À luz deste evento, o programa principal da conferência será aberto com uma sessão dedicada ao legado científico e político de Primakov.

"As 'Leituras de Primakov' estabeleceram o nível mais alto para outras plataformas de discussão, e não apenas para as russas. Esta é a herança nacional da Rússia, e a importância desta plataforma para o diálogo ativo entre participantes de vários países não deve ser subestimada", enfatizou Sergey Ryabkov , Vice-Ministro das Relações Exteriores da Federação Russa, em conferência de imprensa na sede da Agência TASS, em 18 de junho.


Sobre o Fórum de Leituras Primakov


O 10º Fórum Internacional de Especialistas em Leituras de Primakov, que se estende até esta quarta-feira, 26, é uma plataforma de discussão anual para abordar questões da economia, política e segurança globais, que reúne os principais representantes de centros de pesquisa e grupos de reflexão russos e estrangeiros. O Fórum foi realizado pela primeira vez em 2015 e leva o nome de Evgeny Maksimovich Primakov, um estudioso e estadista russo que serviu como primeiro-ministro da Rússia (1998-1999).

Um participante regular da conferência é o Ministro das Relações Exteriores da Federação Russa, Sergey Lavrov. Em anos diferentes, o Fórum recebeu o presidente russo, Vladimir Putin, a presidente do Conselho da Federação da Assembleia Federal da Federação Russa, Valentina Matviyenko, e outras autoridades russas. Entre os participantes estrangeiros no Fórum estavam Alexander Kwasniewski, Presidente da Polónia (1995-2005), Wolfgang Schüssel, Chanceler Federal da Áustria (2000-2007), Javier Solana, Secretário Geral da NATO (1995-1999), e outros representantes internacionais de alto escalão. representantes. Em 2017, no âmbito do Fórum, foi realizada uma sessão especial com a participação do ex-secretário de Estado dos EUA, Henry Kissinger.

Os organizadores do evento são o Instituto Primakov de Economia Mundial e Relações Internacionais da Academia Russa de Ciências, o Centro Primakov de Cooperação Internacional, o World Trade Center Moscou e a Câmara de Comércio e Indústria da Federação Russa.

Link para o site do evento: https://en.primakovreadings.ru/

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page