top of page

Mais de 34 mil empresas foram abertas no Estado em 6 meses

A Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) registrou a abertura de 34.871 novas empresas no estado no primeiro semestre de 2023. O número é o segundo melhor nos 214 anos da autarquia, e foi alcançado depois do registro de 6.216 novos negócios em junho, segundo melhor resultado de todos os meses de junho na história da Jucerja.

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

Do total de aberturas no mês, 5.713 se referem a constituições. Também estão incluídas 405 aberturas de filiais e 98 inscrições de transferências. Entre as principais atividades das empresas abertas em junho estão: serviços combinados de escritório e apoio administrativo (1.273); atividade médica ambulatorial restrita à consulta (1.076) e comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios (962).


"O ambiente de negócios que temos hoje no Rio de Janeiro, juridicamente seguro, estável e focado no crescimento socioeconômico sustentável, aliado à simplificação do processo de abertura de novas empresas, tem favorecido a decisão de empreender no nosso estado. Com a economia em plena recuperação, são inúmeras as oportunidades e possibilidades, nos mais diversificados setores, para o empresário – seja ele um micro, pequeno ou grande empreendedor", afirma o governador Cláudio Castro.


Números do semestre


O ano de 2023 começou com 4.949 empresas abertas em janeiro. No mês seguinte, foram registrados 5.188 novos negócios. Março foi o melhor mês do ano até o momento, com 6.709 aberturas, recorde dos meses de março na história da Junta Comercial. Já em abril e maio foram computadas 5.442 e 6.367 novas empresas, respectivamente.


"A média de seis mil empresas abertas por mês no estado do Rio de Janeiro demonstra o amadurecimento da economia e a credibilidade do governo. E a Jucerja vem dando a sua contribuição, simplificando o sistema e oferecendo cada vez mais alternativas para agilizar e desburocratizar os processos, facilitando a vida do empresário fluminense", afirma o vice-presidente no exercício da presidência, Alexandre Velloso.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page