top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Maricá sedia Seminário Internacional América Indígena

Representantes indígenas de Maricá e de povos que vivem em outras regiões da América do Sul se reuniram nesta quinta-feira (9/11), no Centro de Treinamento do Instituto Darcy Ribeiro, no Boqueirão, para o “VI Seminário Internacional América Indígena”, evento promovido pela Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ) e Secretaria de Estado de Saúde, com apoio da Prefeitura de Maricá.

Foto: Marcos Fabrício / Prefeitura de Maricá

Os temas abordados no primeiro dia do encontro foram “Conhecimentos Tradicionais e Saúde”; “Condições sociais causadas pelas mudanças climáticas em mulheres e adolescentes de povos indígenas das terras baixas da Bolívia” e “Experiência em Saúde e Sustentabilidade nos Territórios”, com destaque para a alimentação indígena, o reconhecimento da cultura, a saúde mental dos povos, o direito ao território e o racismo. Painéis com trabalhos realizados por alunos das escolas indígenas de Maricá também estavam expostos, para a apreciação do público em geral.


Secretário de Cultura de Maricá, Leandro Dasilva revelou sua ancestralidade indígena e garantiu que vai levar atividades culturais para as aldeias, para que a comunidade indígena tenha as oportunidades que tanto almeja.


“A família do meu pai é indígena, embora muita gente não soubesse. Por isso, dentro da Secretaria de Cultura eu faço questão de ter uma pasta de cultura afro-brasileira e etnismo para que a comunidade indígena tenha um poder de fala conosco. Vocês têm todo o meu respeito e podem ter certeza de que poderão contar comigo sempre que precisarem”, prometeu.


Durante a cerimônia de abertura, o cacique da aldeia Céu Azul (Tekoa Ara Hovy), Vanderlei da Silva, agradeceu a Deus pela união de forças e às pessoas que compuseram a mesa pela participação no evento, uma união que visa fortalecer a esperança entre eles.


“Fico muito feliz de podermos conversar sobre vários assuntos que nos interessam, de poder falar das nossas necessidades, dificuldades, experiências e de tudo que para nós é aprendizado. Contente em estar aprendendo com todas as pessoas que estão disponíveis para nos ensinar e ao mesmo tempo aprender com a gente”, avaliou.

Foto: Marcos Fabrício / Prefeitura de Maricá

Houve ainda uma apresentação do coral guarani, composto por integrantes das aldeias locais, Céu Azul, de Itaipuaçu, e Mata Verde Bonita (Tekoa Ka’Aguy Ovy Porã), de São José do Imbassaí, e convidados da aldeia de Angra dos Reis. Um ato que, para eles, é um importante ensinamento dos mais velhos para os mais novos.


Representante da UFRRJ, o professor Ricardo Berbara também destacou a união de forças na realização do evento, que envolveu as comunidades indígenas, secretarias municipais e universidades.


“Esse encontro é um momento de aprendizagem, de resgate das tradições e vai fortalecer bastante todas as nossas ações acadêmicas e políticas. Por isso, eu agradeço bastante por ter essa oportunidade criada pela organização”, agradeceu o professor, citando como referência os conhecimentos tradicionais e arranjos produtivos locais utilizados na farmacopeia Mari’ká.


Secretário de Assuntos Religiosos, Jesse Paz explicou a diferença entre igualdade e equidade e destacou seu compromisso para dar à comunidade indígena, o mesmo acesso que as outras pessoas normalmente já têm.


“A gente tem buscado resgatar e preservar as culturas, sejam locais, municipais ou nacionais. Então, eu me coloco à disposição para que vocês tenham acesso à garantia do direito, pois tenho o compromisso de dar visibilidade aos que são invisíveis. Esse evento é só o início daquilo que a gente vai fazer e transformar, não só da preservação do resgate da cultura e da religiosidade, mas também do cuidado, da garantia do direito e da visibilidade que todos merecem”, declarou.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maricá

Comments


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page