top of page
banner multivacinacao niteroi idoso 780x90px 9 8 24.jpg

Niterói abaixa a bandeira vermelha. Lockdown está suspenso


A determinação de isolamento social vai permanecer, mas as condições de confinamento em casa serão mais brandas

Esta quarta-feira será o último dia da bandeira vermelha (situação muito grave) em Niterói, de acordo com o plano desenvolvido pela prefeitura em parceria com especialistas da Fiocruz, UFF e UFRJ. Na quinta-feira a cidade amanhece na cor laranja (atenção máxima). É o início da flexibilização programada pelo prefeito Rodrigo Neves (PDT), depois de dez dias de lockdown.

A mudança marca, também, o início do monitoramento das condições no combate à epidemia de coronavírus em Niterói com base no protocolo de bandeiras, que serão levantadas em função de cada estágio do surto na cidade. As cores são: preta (situação extremamente grave da pandemia), vermelho (situação muito grave, com restrições de circulação mais rígidas – estágio atual), laranja (atenção máxima) e amarelo (alerta). O sinal verde só deverá ser adotado quando estiver disponível uma vacina contra a covid-19. Ao contrário, o prefeito explicou em sua live de ontem à noite, pelo Facebook, que o decreto sobre o distanciamento será prorrogado até o dia 30 de junho.

“As atividades serão permitidas a partir do sinal de cores que nós estamos implantando para a transição gradual para o novo normal. Isso não é uma retomada para a normalidade queria esclarecer que no decreto o distanciamento e o isolamento vão ficar prorrogado até o dia 30 de junho. Nós vamos continuar com a recomendação para que todas as pessoas que não estejam exercendo atividades laboral ou que não estejam na atividade essencial, que permaneçam em casa”, ressaltou o prefeito.

O secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, explicou o que será flexibilizado a partir desta quinta-feira:

“O que vamos permitir a partir do dia 21 é a prática da educação física individual com máscara e o distanciamento social que será de 7h as 9h da manhã para as pessoas abaixo de 60 anos e das 9h às 11h da manhã para pessoas acima de 60 anos. Na parte da tarde também haverá um horário entre 16h às 22h para a atividade física individual. Os supermercados e mercados, vão continuar com regras específicas de atendimento aos idosos entre 13 horas e às 15h.”

No campo econômico, voltam a abrir as lojas de materiais de construção, oficina mecânica, serviços médicos e odontológicos e óticas. “São essas que serão permitidas a partir do dia 21 e que vão estar no período laranja. Depois teremos entre os dias 22 e 23 de maio um conjunto de treinamentos de orientação de medidas relacionadas a protocolos e medidas sanitárias que deverão ser praticadas pelos estabelecimentos a partir do dia 25 de maio”, relatou o secretário. A partir daí, outras atividades, como escritórios de contabilidade e advocacia, serão autorizados a funcionar.


Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner multivacinacao niteroi idoso 300x250px 9 8 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page