Niterói, SG e Maricá ficarão sem água na próxima quarta (6/10)

Moradores de cidades como Niterói, São Gonçalo e Maricá, que integram a Região Metropolitana II do estado do Rio de Janeiro, poderão ficar sem abastecimento de água na próxima quarta-feira, 6 de outubro. A Cedae informou que fará uma manutenção preventiva do sistema Imunana-Laranjal, que pode afetar consumidores de alguns municípios. Os serviços, que mobilizarão 90 funcionários e 16 veículos, incluem reparos, limpeza e substituição de equipamentos, e para que sejam feitos será necessário desligar o sistema.

Foto: Cedae

O fornecimento será normalizado após a manutenção, que deve durar cerca de 24h. Porém, em locais mais altos, o retorno da água às torneiras poderá demorar mais um pouco. O prazo, nesses casos, será de até 48h. A Cedae garantirá carros-pipa a hospitais, unidades do Corpo de Bombeiros, escolas e demais serviços essenciais.


O sistema Imunana-Laranjal é responsável pelo abastecimento de cerca de dois milhões de pessoas, através das Estações de Tratamento de Água (ETA) de Laranjal, Porto das Caixas, Manilha e Marambaia.


“É como a revisão do carro antes de uma longa viagem. O verão é o momento em que temos a maior demanda, com a mesma produção, e não podemos falhar. Não se pode trocar o pneu do carro com o veículo em movimento. Então, uma vez por ano, a Companhia faz a parada de manutenção preventiva para troca de peças, substituição de válvulas, verificação das estruturas elétricas, das baterias de nobreak de proteção do sistema e demais equipamentos”, explicou o diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae, Daniel Okumura.


A Cedae e a concessionária Águas de Niterói alertam a população dessas cidades para que usem água de forma consciente durante esse período.

vila_de_melgaco.jpg
Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3