top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

ONU certifica Niterói por trabalho com refugiados

A Prefeitura de Niterói recebeu, nesta quinta-feira (16/12), a certificação MigraCidades 2021 da Organização Internacional para as Migrações (OIM), a agência da ONU para as migrações, e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O certificado é um reconhecimento pelo trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos com migrantes e refugiados da cidade.

ree
O secretário Municipal de Direitos Humanos, Raphael Costa / Foto: Douglas Macedo / Prefeitura de Niterói

O evento de certificação foi realizado hoje (16/12), pelo canal da OIM no Youtube. Ao todo, 41 municípios e estados foram certificados, englobando as cinco regiões do Brasil. No estado do Rio de Janeiro, apenas Niterói e Nova Iguaçu foram indicados.


O secretário de Direitos Humanos, Raphael Costa, explicou que a certificação tem como objetivo contribuir para a construção e gestão de políticas migratórias de forma segura, ordenada e digna.


“Através deste selo, temos mais uma vez Niterói reconhecida pela ONU como cidade na vanguarda das políticas públicas que promovem a cidadania plena. São mais de dois mil refugiados vivendo na nossa cidade e o Núcleo vem dando suporte com orientação jurídica, emissão de documentos e encaminhamento para serviços de saúde e educação", disse o secretário.


Há menos de um mês, no dia 19 de novembro, a secretaria anunciou a criação do Núcleo de Atendimento para Migrantes e Refugiados, em parceria com a OIM - ONU Migração e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), ou Agência da ONU para Refugiados.


A parceria teve, como um dos vértices, a capacitação da equipe para o trabalho no Núcleo. Desde que foi criado, o Núcleo atendeu 20 refugiados dos países Haiti e Senegal, uma média de mais de 1,5 atendimento ao dia, sem contar os finais de semana.


O selo é um reconhecimento do envolvimento dos governos na melhoria da integração dos migrantes e na construção da coesão social, como discriminado na meta 10.7 dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A certificação MigraCidades ocorre anualmente.


O MigraCidades é um processo de construção de capacidades e certificação de governos comprometidos com a boa governança migratória local. O processo de certificação oferece ferramentas para que os governos locais apreciem a abrangência de suas políticas migratórias, bem como identifiquem potencialidades a serem desenvolvidas em benefício dos migrantes e das comunidades de acolhida.


O MigraCidades propõe a capacitação de gestores, ampliação do diálogo sobre migração e intercâmbio de informações e de boas práticas locais.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page