Presidente da Alerj, Rodrigo Barcellar é preso pela PF
- Da Redação

- há 18 minutos
- 2 min de leitura

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (União Brasil), foi preso preventivamente pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (3), por suspeita de vazar informações sigilosas da investigação que prendeu no dia 3 de setembro o deputado estadual TH Joias (então MDB), por tráfico de drogas..TH Joias deixou sua casa na noite anterior à operação que realizaria sua prisão. Ele foi localizado em outro endereço.
A PF informou, segundo o G1, que “a atuação de agentes públicos envolvidos no vazamento de informações sigilosas culminou com a obstrução da investigação realizada no âmbito da Operação Zargun”. O envolvimento do presidente da Alerj foi descoberto após os agentes analisarem o material apreendido na operação que prendeu TH Joias. A prisão de Barcellar ocorreu enquanto ele prestava depoimento na sede da PF, no Rio. O mandado de prisão foi expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
TH Joisas é acusado de negociar armamentos e acessórios para o Comando Vermelho. De acordo com a PF, as investigações já haviam identificado “um esquema de corrupção envolvendo a liderança da facção no Complexo do Alemão e agentes políticos e públicos”. Para o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), TH utilizou seu mandato para favorecer o grupo criminoso, chegando a nomear aliados para cargos na Alerj.
Nesta quarta-feira, a PF fez buscas no gabinete da presidência da Alerj e também na casa de Rodrigo Bacellar.
A ação integra determinação do STF no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 635 das Favelas), que delegou à Polícia Federal a apuração da atuação de grupos criminosos violentos no estado do Rio e suas conexões com agentes públicos.










Comentários