Programa Niterói Solidária bate recorde de arrecadação de alimentos
O Programa Niterói Solidária atingiu o recorde de arrecadação de mantimentos durante o show de Gusttavo Lima, que aconteceu no Caminho Niemeyer no último domingo (14/4), ao coletar três toneladas em um único evento. É a maior marca desde o inicio da iniciativa, criada em 2021, durante a pandemia de covid-19, na gestão do ex-secretário de Direitos Humanos, Raphael Costa.
O Niterói Solidária é coordenado voluntariamente pela primeira-dama do município, Christa Vogel Grael, com a gestão realizada pela equipe da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e apoio da Defesa Civil, da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e do Grupo Executivo Caminho Niemeyer.
O programa consiste na arrecadação de alimentos e distribuição para a população em vulnerabilidade através de entidades beneficentes cadastradas — Casa Atípica, Famnit, Ibesva, Apae, Pastoral da Criança e Pestalozzi, entre outras — se tornando um importante instrumento de combate à fome na cidade, ao mesmo tempo em que fortalece a atuação em rede do terceiro setor do município.
Confira o volume de alimentos arrecadados no show do último domingo (Divulgação):
A primeira-dama do município, Christa Vogel Grael, destaca a importância da mobilização alcançada pelo Programa Niterói Solidária durante o evento do fim de semana.
“É emocionante ver o Programa Niterói Solidária alcançando mais e mais pessoas. Essas doações são importantíssimas para garantir a comida na mesa de famílias que estão em situação de vulnerabilidade. E a campanha vem se consolidando cada vez mais na cidade, fortalecendo a cultura do voluntariado e da doação para que essa corrente de solidariedade chegue cada vez mais longe”, disse ela.
O Reverendo Daniel Valente, do Instituto de Beneficência Somos Valentes (Ibesva), que também atuou nesta última ação como um dos coordenadores, ressaltou o papel fundamental do trabalho dos voluntários para o êxito do recorde atingido neste domingo:
"Várias pessoas voluntariamente abriram mão de seu descanso em família para fazer a diferença na vida de várias famílias em situação de carestia. Isso prova o quanto o projeto da Niterói Solidária desperta o que há de melhor no ser humano, exatamente a solidariedade, tal como seu nome propõe", afirmou o Reverendo.
Através do programa, a população doa e Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania cuida da logística para que as arrecadações cheguem a quem mais precisa, desempenhado papel fundamental no combate à fome na cidade.
Luciano Mendonça, secretário interino de Direitos Humanos e Cidadania, ressalta o alcance da iniciativa:
“O Niterói Solidária é um avanço na promoção da segurança alimentar. Além disso, fortalece o engajamento do terceiro setor na garantia dos direitos dos cidadãos do município”, afirmou.
As ações do projeto são divulgadas nas redes sociais da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e no site da Prefeitura de Niterói.
Na última sexta-feira (12/4), duas entidades cadastradas receberam 30 kits com alimentos para doação. A Casa Atípica e o Instituto de Beneficência Somos Valentes (Ibesva) receberam cada uma 15 kits com 11 quilos de mantimentos de significativo valor nutricional. Os alimentos foram distribuídos pelas entidades a moradores de comunidades do Fonseca e do Centro.
Além dos pontos itinerantes em grandes eventos na cidade, as doações para o Niterói Solidária podem ser feitas diretamente na sede da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, na Rua Prof. Plínio Leite, 86-168 (Caminho Niemeyer), de segunda a sexta, das 9h às 17h. São aceitos apenas alimentos não perecíveis.
*Com informações da Prefeitura de Niterói
Comentários