Putin assina lei que lhe permite concorrer a mais 2 mandatos


Vladimir Putin, presidente da Rússia (Foto: Aleksey Nikolsky/Sputniki)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou a lei que alinha a legislação sobre eleições e referendos com as emendas à Constituição do país e, em particular, dá a ele o direito de concorrer a mais dois mandatos.

A lei em questão foi publicada no portal oficial de informações jurídicas da Rússia nesta segunda-feira (5).

O projeto foi elaborado pelos legisladores da Câmara Baixa Pavel Krasheninnikov e Olga Savastyanova, e pelo legislador da Câmara Alta, Andrei Klishas. A lei foi apresentada no âmbito da implementação das alterações à Constituição do país, aprovadas durante a votação do ano passado.

As mudanças na Carta Magna limitam a dois o máximo de mandatos presidenciais de seis anos que a mesma pessoa pode cumprir, mas isso não se aplica "à pessoa que ocupa ou ocupou o cargo de presidente da Rússia no momento da entrada em vigor" dessas alterações. Assim, a nova lei permite que Putin concorra nas eleições de 2024 e 2030.

O documento também estabelece que um cidadão da Rússia que tenha pelo menos 35 anos, viva permanentemente no país por pelo menos 25 anos, e que também não tenha e nunca tenha tido a nacionalidade ou autorização de residência de outro Estado, pode se candidatar à presidência.

Além disso, a lei estipula que apenas um cidadão da Federação da Rússia com mais de 30 anos de idade pode chefiar a Comissão Eleitoral Central.


Fonte: Agência Sputnik

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle