top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Vídeo: Tiaras tradicionais russas são destaque em museu de Moscou

No Museu-Reserva Kolomenskoe, em Moscou, foi inaugurada a Exposição 'Kokochnik- Tradições da Beleza', com peças únicas dos séculos XVIII e XIX que vieram de várias regiões da Rússia. O kokochnik é um adereço de cabeça, uma espécie de tiara tradicional com ornamentos, usada por mulheres casadas como parte da indumentária. O nome vem da palavra 'kokoch', que significa 'crista' de galo ou galinha. Na Rússia, as imperatrizes e grã-duquesas usavam esse tipo de adorno desde o governo de Catarina, a Grande, durante a segunda metade do século XVIII.

Retrato de mulher russa com o tradicional kokochnik / Obra de Ivan Argunov, 1784

As tiaras da tradição russa influenciaram monarcas europeias, que passaram a exibir versões ricamente enfeitadas com diamantes e pedras preciosas inspiradas nos kokochniks, fora da própria Rússia. Um exemplo é a famosa joia da rainha Elizabeth II, uma tiara kokochnik de diamantes com raios de sol únicos feitos de ouro branco e amarelo.


Na exposição do Museu Kolomenskoe há várias versões de kokochniks de diferentes períodos do Império Russo. Cada formato ou decoração remete a uma determinada região do país. As peças eram passadas de geração a geração, como parte da herança. Também integram a mostra vestimentas, xales tecidos em fios de ouro, faixas, coroas, além de kikas e sorokas, outros tipos de adorno feminino semelhantes a chapéus.


O objetivo é revelar ao público a beleza desses acessórios. A inspiração veio de uma mostra de bonecas com roupas tradicionais russas.


Assim, de acordo com Natalia Drosdova, historiadora de arte e curadora da exposição, surgiu a ideia de exibir as roupas verdadeiras, de diferentes partes da Rússia, com destaque para os kokochniks. As peças são joias raras e valiosas decoradas com ouro, pedras preciosas, bordados e pérolas.


Os kokochniks também são encontrados em versões populares e coloridas nas lojas de artigos para turistas da Praça Vermelha ou Arbat. É um dos souvenirs mais procurados pelos visitantes do país.


Veja a matéria completa da TV Brics


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page