Viradouro volta hoje (17/2) à Sapucaí
- 17 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
Depois de conquistar a vitória entre as escolas do Grupo Especial do Rio, a Unidos do Viradouro, que fez um desfile impecável, está de volta à Marquês de Sapucaí neste sábado (17/2), para a apresentação das campeãs de 2024. A agremiação de Niterói será a sexta e última a desfilar no Sambódromo.
Com o enredo 'Arroboboi, Dangbé, que exaltou a força da mulher negra e o culto ao vodum serpente, a Unidos do Viradouro conquistou seu terceiro título — o último havia sido em 2020 — com o melhor desempenho entre as 12 escolas de samba carioca do Grupo Especial, somando 270 pontos.
Liderada pelo carnavalesco Tarcísio Zanon, a escola de Niterói apresentou o samba escolhido em setembro do ano passado, composição de Claudio Mattos, Claudio Russo, Julio Alves, Thiago Meiners, Manolo, Anderson Lemos, Vinícius Xavier, Celino Dias, Bertolo e Marco Moreno.

A história remonta ao século XVIII em Benin, na Costa ocidental da África - atuais - onde o culto nasce por meio durante uma batalha, das guerreiras Mino, do reino Daomé. Elas foram iniciadas espiritualmente pelas sacerdotisas voduns, dinastia de mulheres escolhidas por Dangbé. Também foi contado como o culto chegou ao Brasil, em terreiros na Bahia, sob a liderança da sacerdotisa daomeana Ludovina Pessoa, que espalhou a fé nos voduns pelo território.
Veja a galeria de fotos do desfile que deu à Viradouro o terceiro título de sua história (Divulgação / Prefeitura do Rio)
Confira a ordem das escolas e os horários:
22h - Vila Isabel
23h - Portela
0h - Salgueiro
1h - Grande Rio
2h - Imperatriz
3h - Viradouro




































Comentários