top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Aprendiz Musical realiza 8ª edição do Festival de Coros

O Festival de Coros do Programa Aprendiz Musical chega à oitava edição e será apresentado nesta quarta-feira (27/10), a partir das 18 horas. Pela segunda vez, devido à pandemia da covid-19, o evento será realizado virtualmente, por meio do canal do Aprendiz no YouTube. Serão 21 coros nacionais e internacionais convidados, além de dois originários do anfitrião Aprendiz Musical: o coral infantojuvenil Aprendiz, formado por crianças e jovens residentes em Niterói, e o Coro Aprendiz. Os demais convidados incluem grupos do México, Colômbia, República Dominicana, Chile, Bolívia e de vários conjuntos de outras regiões do país.

Coro Aprendiz / Foto: Divulgação, SMC/FAN

O Festival de Coros é uma celebração do canto coral e uma oportunidade de reunir diferentes iniciativas de corais formados por crianças e jovens de diferentes instituições. Assim, é possível promover o intercâmbio entre grupos, a troca de saberes, de repertórios e de experiências, bem como expandir o alcance destes projetos e fortalecê-los como ações culturais de transformação social pela música.


Este ano, pela primeira vez, o Festival recebe coros internacionais, expandindo ainda mais a projeção do evento e do Programa Aprendiz, o responsável pela organização.


No repertório, canções autorais dos conjuntos participantes se misturam a clássicos de Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Milton Nascimento, Caetano Veloso e Miúcha, com músicas em português, inglês e espanhol.


O Programa Aprendiz Musical, iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação de Arte de Niterói, tem como base o canto coral e o repertório nacional para iniciar os alunos da rede municipal de ensino da cidade, no universo da música, explorando o primeiro instrumento que o ser humano tem contato: a voz.


“A arte de uma forma geral é muito importante na formação da pessoa, pois estimula a criatividade e sensibiliza. A música está inserida neste contexto. A prática do canto coletivo proporciona aos indivíduos uma experiência em grupo e envolve companheirismo, escuta, trabalho em equipe, aceitação do outro em igualdade, entre muitos outros valores, e contribui não apenas para o desenvolvimento musical como também social e intelectual do aluno”, afirma Marcos Sabino, Presidente da Fundação de Arte de Niterói.


Corais participantes:


Coro da Escola do Auditório (São Paulo/SP), Coro Infantil y Juvenil "Corista de San Nicolás" (San Nicolás de los Garza - México), Coral Juvenil IFPR - Campus Paranavaí (Paranavaí/PR), Coro Laboratório Juvenil do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/RJ),Coro De Verganzo de Tocancipá (EFAT) - (Tocancipá - Colômbia), Coro Infanil "Maria de Jesus" (La Paz/ Bolívia), Coral Cantando na Escola (Campinas/SP), Coral Canto da Casa (Fortaleza/CE), Coro Infanto Juvenil Cantares (Dois Irmãos/RS), Coral de Meninas de Bom Princípio/RS (Bom Princípio/RS), Coral Infantojuvenil da UFMT (Cuiabá/MT), Vocal FacUniCorus (FacUniCamps- Facul Unida de Campinas Goiânia) - (Goiânia/GO), Coro Nacional de Niños Dominicanos (Santo Domingo - República Dominicana), Coro Representativo IPC (Cáli - Colombia), Coro de Voces Blancas Sta. María de los Ángeles (Los Ángeles - Chile), Projeto Um Canto em Três Cantos (Candeias, Madre Deus e São Francisco do Conde - BA), Coro infantil de Tocancipá (EFAT) - (Tocancipá - Colômbia), Meninas e Meninos Cantores de Betim (Betim /MG), Coro Infantil da Paraíba (Paraíba/PB), PCIU! - Projeto Coral Infantojuvenil da UFMS (Campo Grande/MS) e Coro Infantojuvenil da IBAVIB - Igreja Batista em Vilas Boas (Campo Grande/MS).


Serviço


VIII Festival de Coros Infantojuvenis do Programa Aprendiz Musical

Data: 27 de outubro, quarta-feira

Horário: 18h

Local: https://www.youtube.com/aprendizmusica

Duração: 90 minutos

Classificação: livre


Fonte: Departamento de Imprensa SMC/FAN

留言


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page