Serafini defende comunidades tradicionais de Itaipu


Moradora de Itaipu conversa com Paulo Eduardo, Josiane e Flávio Serafini

Flavio Serafini e Josiane Peçanha, respectivamente candidatos a prefeito e vice de Niterói na chapa do PSOL, iniciaram a manhã deste domingo, 25, na Zona Norte, participaram de caminhada na Zona Sul e depois se reuniram com comunidades tradicionais em Itaipu. Lá moram pescadores artesanais de famílias que trabalham no mar há gerações e ajudaram na descoberta e preservação do sítio arqueológico que existe no local.

Flavio e Jô, que estavam acompanhados do vereador Paulo Eduardo Gomes, ouviram a demanda dos pescadores sobre a necessidade de preservação de parte do território que é uma Zona de Interesse Social e Cultural mas que vem sofrendo com pressão da especulação imobiliária. Especialmente o Quintal dos Pescadores, área situada entre a lagoa e a praia de Itaipu, onde estão algumas das primeiras casas de pescadores e também a primeira sede da colônia de pesca.

O PSOL aprovou uma emenda ao Plano Diretor da cidade, de autoria de Paulo Eduardo, que prevê a necessidade de regularização fundiária para a comunidade tradicional local.

Flavio Serafini, que como deputado estadual é autor de um Projeto de Lei para tombar o local, afirmou que uma vez na prefeitura vai preservar a região:

- Esta é uma comunidade que preserva muito de suas características históricas e culturais e mantém uma relação de equilíbrio e preservação com o ambiente. Garantir seu direito ao território é garantir parte da diversidade cultural e histórica de nossa cidade. Vamos Tombar o Quintal dos Pescadores e ampliar a parcela do território protegida - disse o candidato.

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle