top of page
banner niteroi NQQ 780x90px 25 6 25.jpg

Destruição da Amazônia está perto do 'não retorno'

No primeiro dia da audiência pública convocada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), para tratar da crise ambiental no país, o cientista Carlos Nobre fez um alerta. A Amazônia está próxima do ponto de "não retorno", ou seja, de perder totalmente a sua capacidade de recuperação.


ree
Arquivo / Agência Brasil

Nobre é especialista em mudanças climáticas e referência internacional no assunto. De acordo com o cientista, o limite será atingido se o desmatamento chegar a 25%. Na escala da destruição, a floresta Amazônica está hoje no patamar dos 17%.


Com a perda da floresta úmida, há o risco da chamada "savanização" da Amazônia: a transformação da mata original em uma vegetação pobre em diversidade, com gramíneas e poucas árvores espaçadas, semelhante à savana africana ou ao cerrado. Isso significa não apenas uma perda de biodiversidade em escala monumental, mas também a completa alteração do regime de chuvas no país, comprometendo o abastecimento nas cidades e a geração de hidroenergia.

ree

O cientista defendeu a criação de um "New Deal" ambiental para o Brasil no pós-pandemia, com a geração de empregos em atividades sustentáveis na Amazônia e agregação de valor em produtos da floresta.


A audiência pública discute a gestão do Fundo Clima pelo governo federal, e foi convocada pelo STF no âmbito de uma ação protocolada por partidos de oposição, que alegam omissão do presidente Jair Bolsonaro nas políticas públicas ambientais. Os debates seguem até amanhã (terça-feira, 22/9).

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner niteroi NQQ 300x250px 25 6 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page